| Zuleika Bisaccki |
As imagens da exposição Atemporal são o fruto da junção de dois ensaios fotográficos realizados em 2010: o primeiro nas milenares ruínas arquitetônicas na Síria e Jordânia e, o segundo em estúdio fotográfico registrando nu feminino.
“Procuro neste trabalho dar uma conotação de mistério e sedução ao utilizar o corpo de mulheres, fundidas misteriosamente nas fotos das ruínas as quais estive presente. Deixo a figura feminina quase que transparente se mesclando a arquitetura, transformando em “burcas poéticas” essas transparências, fusões e veladuras que apagam e ocultam os corpos nessas imagens”, diz Zuleika ao comentar as fotografias.
Andrés Hernández, o curador que apresenta a exposição, escreve no texto: “Na transparência da imagem feminina dilui-se a diferença entre abstração e figurativismo. Ela penetra e se dissolve em cada interstício das ruínas, constituindo, mesmo na sua transparência, uma parte essencial do conjunto representado”.
Mais à frente, Hernandez prossegue: “Nas obras da artista, há uma manifesta atemporalidade na representação. As imagens que inspiram eternidade misturam-se à representação feminina do desejo. E, ao mesmo tempo, esse desejo representado evidencia uma necessidade de sobrevivência e permanência. O presente frágil dentro do passado simuladamente eterno, desgastado por fatores naturais ou pela ação, direta ou indireta, do homem. Há uma permanente mistura entre presente e passado, e uma profunda aura de significados e mensagens”.
Ao final do texto, Hernandez comenta: “Com um matiz de qualidade indiscutível, Bisacchi reverencia o luxo na forma de representação da lucidez retrospectiva misturada com a realidade presente, num manifesto artístico único”.
A exposição de fotografias de Zuleika Bisacchi sintetiza de forma brilhante as suas pesquisas dos últimos anos, transportando para o interior dessa galeria todo o seu universo criativo conseguindo um resultado equilibrado e harmônico.

Rio de Janeiro 2011


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal