| Xico Chaves |
O projeton Órbita – Poética – Xico Chaves" visa resgatar uma das obras mais ecléticas e instigantes da recente produção artística do país, enfocando as diversas possibilidades de linguagem utilizadas por Xico Chaves. A proposta é apresentar ao público, e em especial às novas gerações, a obra e o pensamento de um artista cuja tônica sempre foi o experimentalismo em diversas áreas, entre elas as artes visuais contemporâneas, a poesia e a música.
A exposição reúne imagens e sonoridades marcantes na trajetória do artista. A proposta é que o visitante se depare com um caleidoscópio virtual sem começo nem fim. A integração de som e imagem proporcionará a criação de um ambiente multidimensional de memórias e atualidades, num diálogo entre o cosmos (referência básica na produção visual do artista) e a realidade (presente em suas intervenções poéticas).
Xico Chaves não é um artista convencional, daqueles que se restringem à construção pontual de uma obra, na medida em que a ele próprio, com sua personalidade eclética, intensa e instigante, se configura como eixo central desta construção artística. Assim, no dia a dia, a qualquer momento e lugar, ele desenvolve e expressa a sua aguçada percepção do mundo, seja através de performances urbanas que se apresentam de maneira sutil e, muitas vezes, invisíveis para a maioria das pessoas; seja através de elucubrações poéticas com tudo e todos. Xico é um desses casos raros de artista que se mantém na vanguarda há mais de quatro décadas. Ele trabalha de maneira lúcida e engajada diversas linguagens – pintura, criação de objetos, instalações, performances, intervenções, fotografia, vídeo e poesia, música etc. O livro, que também faz parte do projeto, suprirá uma lacuna, na medida em que o artista, até hoje, não teve sua obra organizada em uma publicação.
Com esa exposição, o Oi Futuro vai além de simplesmente trazer para o público a obra de um importante artista multimeios. Ele busca apresentar uma visão holística do fazer artístico, materializada não só através das músicas experimentais inéditas realizadas por Xico na década de 80, como por um único poema visual trabalhado em computação gráfica que se movimenta por entre galáxias. Este trabalho em computação gráfica foi realizado por alunos do Oi Kabum; escola de arte e tecnologia criada e mantida pelo Oi Futruro e ONGS em diversas capitais brasileiras. No Rio de Janeiro a parceria se dá com o CECIP (Centro de Criação de Imagem Popular).
Artista multimídia com extensa produção em artes visuais, música, teatro, TV, cinema e poesia, Xico Chaves é um dos principais artífices da cena cultural contemporânea brasileira. Formado em Artes e Ciências da Comunicação pela CEUB – DF, há quatro décadas ele vem trabalhando em múltiplos campos de expressão, forjando a sua trajetória através de linguagens diversificadas. Desde o início de sua trajetória, na década de 70, sua produção esteve centrada na pesquisa de novas formas de expressão, como os poemas gráficos e experimentações no campo da música eletroacústica. Nos anos 80, liderou a criação de alegorias e adereços poético-carnavalescos (artefatos de carnaval), com a fundação do Bloco Suvaco do Cristo e outros. Com o trabalho de pintura com minerais e pigmentos, participou da exposição “Como Vai Você, Geração 80”. Atuou em grandes projetos culturais e em parcerias com artistas como Nelson Felix. Como diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte, vem contribuindo significativamente para o estímulo, difusão e fomento das artes visuais contemporâneas brasileiras. Xico Chaves participou de mais de 80 exposições nacionais e internacionais. Suas obras fazem parte de coleções como a do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo e a do Museu Nacional de Belas Artes, entre outras.

Rio de Janeiro 2011


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal