"MEMÓRAS DO INFORTÚNIO" / Su Xiaokang / Editora Globo
Tem a vida sentido?!

Apesar de toda a desventura, a obra reafirma o triunfo da vida.

Su Xiaokang faz uma reflexão lúcida sobre o exílio, o amor e a culpa. Em 1989, depois do massacre da praça Tiananmen (Paz Celestial), Su Xiaokang, jovem jornalista e um dos líderes do movimento pró-democracia, se viu obrigado a fugir da China, deixando para trás sua esposa e seu pequeno filho. Dois anos depois, sua família pode se juntar a ele no exílio nos EUA. Porém, em 1993, um trágico acidente automobilístico deixou sua esposa incapaz de andar ou falar. Em Memórias do infortúnio, Su Xiaokang descreve a angústia de viver no exílio, a busca desesperada pela cura milagrosa da esposa e a preocupação pela crescente americanização do filho. Relato pungente e sutil, o livro narra as dúvidas, medos, culpas, bravura e força de Xiaokang.

Em Memórias do infortúnio, Su Xiaokang reflete lucidamente sobre a maneira pela qual as pessoas podem encontrar o sentido da vida por meio de tragédias e sofrimentos inimagináveis. Além disso, o autor faz referências constantes à literatura e aos personagens históricos chineses. As memórias de Su Xiaokang convidam o leitor a uma odisséia profundamente pessoal, revelando um homem que, depois de estar no centro de um drama político de grande magnitude, dedica-se à missão de refazer o mundo emocional da sua mulher e filho.

De acordo com o The New York Times, "Su... deu ao leitor um novo insight da condição humana em virtude da viagem melancólica que ele foi forçado a empreender." Para Jonathan Spence, da Yale University, "Su Xiaokang lembra ao leitor todas as conseqüências dolorosas que o exílio pode ter: a perda de objetivo, a perda da língua, a perda do país, a perda do seu público leitor. Mas diante da maior perda de todas, a possível morte da esposa, Su se revigora e cria uma surpreendente obra de amor e compaixão, uma obra que reafirma o triunfo da vida."

Rio de Janeiro 2003


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal