| Sergio Guerini – Aquarelas |
Autodidata, o artista começou a se dedicar à pintura em 1980, por meio de intervenções que fazia com aquarela e nanquim em fotos preto-e-branco tiradas de muros e de paredes de favelas. O trabalho com aquarelas nasceu de uma experiência que fez com a ampliação de fotos de construções barrocas e de paisagens da cidade de Tiradentes (MG), posteriormente fotocopiadas em papel de aquarela. "O resultado obtido foi uma imagem borrada, que lembrava minhas aulas de gravura e monotipia com Sérgio Fingerman, quando imprimia várias cópias da mesma chapa e depois interferia com tinta a óleo. Foi um retorno ao meu processo inicial de criação. A partir disso desenvolvi algumas series com esse mesmo processo", explica o artista.
Segundo Guerini, os trabalhos apresentados no programa de exposições itinerantes do CCBB são em pequenas dimensões e tentam conservar a espontaneidade do gesto, feito com o pincel macio, partindo das diluições máximas de tinta até as mais altas densidades de pigmentos que o material permite.
O artista participou do Salão Paulista de Arte Contemporânea, em 1985 e 1986, recebendo os Prêmios Aquisição e Estímulo, respectivamente. Na I Bienal da Aquarela Brasileira em Portugal (2006), foi distinguido com o Prêmio de Viagem a Portugal. No próximo ano, Guerini participará de exposição de aquarelas e pinturas na Mônica Filgueiras Galeria de Arte, de São Paulo.

Rio de Janeiro 2007


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal