| Renato Velasco | Asfalto - fotografias |

Restos de celulares, abridores de latas, ossos, peças de carro e tubos de tinta são alguns dos objetos registrados pelas lentes do repórter fotográfico Renato Velasco que pretende, como um arqueólogo em busca de fósseis, mostrar a riqueza de detalhes existente nas ruas das cidades ignorada pela maioria das pessoas. O resultado de sua pesquisa pode ser conferido na exposição "Asfalto".

Em um ambiente todo preto, simulando uma pista de asfalto, 24 painéis (50x75cm) revelam o cotidiano da civilização urbana dos séculos XX e XXI, mais precisamente da sociedade carioca, captado por uma câmera Nikon 135mm, com lente macro. A Mini Galeria do Conjunto Cultural da Caixa será transformada em uma área "asfaltada", onde o olhar é direcionado para as formas captadas pelas lentes.

O artista não fixou suas lentes apenas nos objetos encontrados em suas caminhadas. As fotos revelam o efeito plástico desses fósseis urbanos, a textura do asfalto, o brilho e sombras dos materiais metálicos ou coloridos sob determinada luz do dia.

Repórter fotográfico há sete anos da Revista ISTOÉ, por onde recebeu o prêmio Wladmir Herzog/2003 pela reportagem sobre moradores de rua, Renato Velasco já trabalhou em O Globo, Jornal do Brasil e O Dia. Realizou e participou das exposições "Tá na Rua", coletiva sobre o grupo de teatro de Amir Hadad, e "Momo no Cais", sobre o Carnaval, no Armazém do Rio.


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal