"A SANTA DO CABARÉ" de Moacir Japiassu / Editora Globo
"A profana que era santa..."

Vanda, moça fina de João Pessoa, sofre o abuso sexual do próprio pai. Perturbada, foge para o Recife, onde passa a se prostituir. Temendo reencontrar o pai, transfere-se para uma pensão-cabaré em Belo Jardim, no interior de Pernambuco, onde acaba virando a preferida do prefeito. Nessa ocasião, Ladislau Cardoso, pacato filho de Belo Jardim, desiste de sua azarada vida profissional e se mete no cangaço, cometendo cruéis assassinatos e desafiando as autoridades. Ladislau acaba conhecendo Vanda e se apaixonando, mas não é correspondido. Inconformado, o cangaceiro comete mais e mais desatinos.

Passada entre 1937 e 1940, a história de A Santa do Cabaré, além de juntar personagens da ficção e da realidade, mescla a linguagem culta dos salões e o dialeto nordestino numa cumplicidade ousada. A Santa do Cabaré nasceu com vocação de folhetim, no inicio dos anos 80, escrita para ser publicada em jornal, em capítulos semanais. O pro]eto foi retomado por Japiassu quase 20 anos mais tarde. O autor manteve a tal "vocação", com capítulos curtos e situações que se sucedem e se entrelaçam, dando ao romance uma agilidade cinematográfica. Japiassu não reconhece influências concretas em seu trabalho; exceto o cenário - o sertão nordestino - nada chega a lembrar a literatura clássica do gênero.

Moacir Japiassu nasceu em João Pessoa, Paraiba, em 1942. Desde 1970, vive em São Paulo. Jornalista profissional, trabalhou em alguns dos mais importantes jornais e revistas do País e foi um dos fundadores da revista Imprensa, onde criou o Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo. Entre suas obras literárias, incluem-se: Unidos pelo Vexame (novela juvenil), O Sapo que Engolia Ilusões (Contos), Danado de Bom! (Gastronomia), entre outras.

Rio de Janeiro - 2002


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal