| Matheus Rocha Pitta |

Instalação composta de vídeo, escultura e fotografia. Matheus toma o Paço Imperial como um observatório das mudanças urbanas que o Rio de Janeiro sofre atualmente. A exposição aproxima dois objetos: 1) a demolição e a posterior venda por R$ 1,00 do entulho do Hospital do Fundão para a empresa Britex; e 2) a futura demolição da perimetral, que abriga o mercado de pulgas da praça XV. Usando vídeo e escultura, o artista articula um circuito improvável de valor dessas duas pontas da mesma paisagem, dois lados de uma mesma moeda, dois “reais” da mesma cidade. E duas escalas: a surpreendente afinidade entre a brita cada vez mais fina e a insignificância dos objetos que circulam pelo mercado de pulga – ambos no limiar entre a mercadoria e o lixo – revela a exposição de diferentes dimensões da cidade aos mesmos processos econômicos.
Dois Reais se refere então a esse valor “simbólico” desembolsado pela compra do material que gerou a exposição. A mostra funcionará como uma ampulheta dissincrônica e será dividida em duas seções: uma onde é explorado o valor arqueológico e histórico desse material (valor esse que é perdido com a reciclagem e seu consequente esquecimento). Essa primeira seção se resume a um vídeo documentando uma exposição montada no próprio local da exposição, a sala Terreiro do Paço, onde o entulho é exibido e disposto como relíquia. Na segunda seção o material tem o valor atribuído pelo investimento da britex, é uma mercadoria, não exatamente pronta para ser vendida, mas antes uma promessa de valor futuro e retorno do investimento.

Rio de Janeiro 2012


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal