| Marina Abramovic - Transitory Object for Human Use |

O trabalho de Marina Abramovic subdivide-se em duas partes: “Corpo do Artista”, em a performance é executada por ela mesma, e “Corpo Público”, no qual ela pede ao público que participe da performance. As obras por ela concebidas têm participação certa nas mais respeitadas exposições internacionais como Documenta de Kassel, Biennale di Venezia, Centre Georges Pompidou entre outros. Nesta exposição em específico, o público é convidado a ser participante ativo. As instruções relativas a todo e cada objeto estarão disponíveis e a participação depende apenas de ler e segui-las. Fica a critério de cada visitante o tempo que passará com cada objeto. A expectativa de Marina Abramovic é de que o público brasileiro reaja com sua emotividade e curiosidade características, como ela se recorda de suas visitas anteriores.

Os materiais utilizados na confecção dos objetos que compõe uma mostra, seu processo de escolha, são de suma importância para Marina, que acredita que “o público pode entrar em certos estados mentais com a ajuda do material. O material é muito importante para mim. Uso cristais, cabelo humano, cobre, ferro. Os materiais já têm certa energia". Esta exposição conta com uma infinidade de materiais a serem sentidos e vivenciados, uma vez que a parte ritualística e sua mensagem espiritual são dos componentes mais importantes no participar inteiramente do trabalho. Esta exposição é da parte “Corpo Público” das criações da artista. Marina Abramovic declara: ”Eu estou interessada em performances que podem parar o tempo. Você está lá, e esquece o tempo - essa é a razão principal.”

Natural de Belgrado, Iugoslávia, desde o início de sua carreira no início dos anos 70, quando estudou na Academia de Belas Artes, Marina Abramovic tem sido a pioneira no uso da performance como uma forma de arte visual. O corpo sempre foi o seu tema e sua mídia. Explorando os limites físicos e mentais de seu ser, ela suportou a dor, a exaustão e o perigo, na busca da transformação emocional e espiritual, com performances, som, fotografia, vídeo, escultura. Seu trabalho figura em numerosas coleções públicas e privadas, além de contar com participações nas mais renomadas mostras de arte internacionais.

Tendo atingido o ápice de sua carreira, Marina Abramovic é descrita por James Westcott, que prepara sua biografia, como a mais importante performer atual. Seu diferencial, segundo Westcott, é ser parte artista e parte atriz. “Tanto quanto ser uma performer carismática, Marina também possui um apurado senso estético. Ela é uma mestra em criar imagens intensas que irão permanecer por muito mais tempo do que a duração das performances.” declara Westcott.

Rio de Janeiro 2008


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal