"A MÃE DA MÃE DA SUA MÃE E SUAS FILHAS", de Maria José Silveira / Editora Globo
"As Filhas da Mãe..."

A MÃE DA MÃE DA SUA MÃE E SUAS FILHAS, de Maria José Silveira, acompanha o destino de gerações sucessivas de brasileiras, desde o povoamento litorâneo da colônia até os dias de hoje. "Com uma prosa lúcida e uma narrativa muito pessoal, mas, ao mesmo tempo, altamente envolvente, a autora evita as armadilhas individualistas da chamada narrativa feminina e oferece um romance generoso, inteligente e refinado.", diz Márcio Souza.

O romance mostra a história de uma linhagem de mulheres ao longo dos 500 anos da história do Brasil. Começa com o nascimento de Inaiá, uma índia tupiniquim, em 22 de abril de 1500, e acompanha sua descendência até o ano 2001. Cada mulher é a heroína de um capítulo, e, naturalmente, as filhas vão tomando o lugar das mães, com relatos tão vivos que é como se estivéssemos presentes à época. Ao todo, são 20 mulheres que vivem em épocas e contextos históricos diferentes, passando também por várias regiões do país. Ao contar suas vidas, o romance traça o processo de mestiçagem de uma das possíveis genealogias de brasileiros e, ao mesmo tempo, compõe um painel dos principais momentos da formação do país. Nessa teia de vivências e acontecimentos, a autora recria a História do Brasil, os costumes, as intrigas, os desafios, os perigos, as mortes, os dilemas dessas almas ora tão puras, ora tão conturbadas.

"A minha idéia, quando comecei a escrever esse livro, foi tentar ver de perto como poderia ter se dado a grande mistura de raças e culturas que nos formou como brasileiros. Tentando responder essas perguntas, fui seguindo as descendentes de Inaiá, a índia tupiniquim, e acompanhando uma linhagem possível - entre milhares de outras - que teria resultado em uma brasileira ou um brasileiro hoje." diz Maria José Silveira.

Rio de Janeiro 2002


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal