| Maria-Carmen Perlingeiro - Alabastros |
A pedra que vira ouro, muito ouro...

©Alexandros Papadopoulos Evremidis*

No compartimento superior da galeria, há mais jóias, estas, da autoria de Maria-Carmen Perlingeiro, com seu material nobre por excelência - o alabastro. Tão nobre que, embora mineral, finge parecer orgânico, já que em seu íntimo, surpreendentemente opaco e translúcido a um tempo, numa espécie de chiaroscuro que expande e recolhe os volumes e os matizes cromáticos, traz veios de variadas formas e delicada coloração - luz e escuridão, nuvens, abismos abissais, rios, mares, montanhas, vegetais.

É com essa ímpar matéria prima, que ousa rivalizar com o mármore, sendo menos duro que este, mas em compensação exige mais polimento, que Perlingeiro cria suas obras. Vinte blocos foram trabalhados e ganharam formato de gotas, de diferentes tamanhos e nuances, que se prestam ao mais vasto simbolismo. Uma gota é um elemento caro a todos os humanos - dos que anseiam por uma gota de chuva, aos que derramam gotas de lágrimas, de alegria ou dor. Assim atingem e comovem os que duramente lutam pela mais humilde sobrevivência física e os que da emoção fazem seu destino e seu viver. Vistas agora ali, instaladas na parede, as gotas, em sua descomunal dimensão, nos impactam e impressionam favoravelmente, levando-nos a refletir sobre sua dupla natureza artística - a intrínseca, operada pela natureza do tempo, e a fenomenal, trazida à vida pel sensibilidade de Perlingeiro.

E ainda há as esculturas, sete ao todo, feitas de lâminas de alabastro e gravadas, manual e artesanalmente, por Perlingeiro, com fio de ouro e prata. Os objetos desenhados, aparentemente despretensiosos, são na verdade altamente significativos em sua simbologia, como folhas, coração, luvas e lingerie, entre outros. Basta pensar no que o "coração aberto", não sua desgastada abstração, mas o próprio órgão, representa, numa leitura emocional, e na mitologia e fetichismo, de homens e mulheres!, das inusitadas calcinhas, sem dúvida, um tema estranho que nos causa surpresa. Mas afinal, um dos atributos da arte é nos surpreender e questionar sobre a liberdade e o uso que dela devemos, ou não, fazer. A resposta é mais que óbvia. Quem a diz com suas obras é Perlingeiro. Falta apenas falar do caráter interativo das lâminas: se iluminadas com backlight, o destaque recai sobre o "artista-natureza" que, assim, tendo transformada sua translucidez em transparência, revela com maior intensidade os desenhos interiores de sua trama; se com frontlight, aí crescem e ganham volume e valor estético as intervenções de Perlingeiro. Nós lucramos em qualquer das hipóteses com a arte de um e outro.

Rio de Janeiro 2002

©Alexandros Papadopoulos Evremidis > escritor crítico > Email


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal