| Marcio Doctors |

Nocturno | Projeto Respiração

Quando pensou em introduzir arte contemporânea na Fundação Eva Klabin, o curador Marcio Doctors tomou conhecimento da intervenção que o artista português Rui Chafes havia realizado no Palácio da Pena, em Portugal. O trabalho feito na cidade de Sintra guardava forte relação com a proposta que Marcio Doctors havia concebido para a Fundação Eva Klabin e assim nasceu o Projeto Respiração, cuja idéia consiste em convidar artistas contemporâneos a fazerem intervenções no circuito expositivo do museu, que é basicamente um acervo de obras de arte clássica.
O artista português Rui Chafes foi o convidado da 7a edição do Projeto Respiração. Sua intervenção Nocturno, feita em 2007, mostrou perfeita sintonia com a proposta do curador e especialmente com a ambiência da casa-museu, antiga residência da colecionadora Eva Klabin, que trocava o dia pela noite, e que por isso criou para si mesma uma existência “noturna”.
O livro Nocturno | Projeto Respiração, com texto de Marcio Doctors, será lançado no próximo dia 8 de outubro e contribui para enriquecer a reflexão sobre o lugar da arte e de sua relação com o museu, através do registro desse encontro fantástico da obra de Rui Chafes com um espaço privilegiado para a sua manifestação.
O texto traduz com acuidade a produção deste artista português, que se define como ferreiro e filósofo ao mesmo tempo. As imensas esculturas de ferro que Rui Chafes criou especialmente para a Fundação Eva Klabin, apesar de pesarem 200 quilos, nos passam a sensação de leveza. Como um prestidigitador, o artista revela o poder mimético da arte, ao fazer com que bolas de ferro flutuem pela casa, confundindo nossa percepção. Artista que valoriza a palavra, Rui Chafes oferece à seus trabalhos títulos cheios de significados que incitam a reflexão e acrescentam novos sentidos para a sua obra.
Nocturno é uma cuidadosa edição toda em preto e branco, concebida pela designer Marcia Cabral, para preservar a relação noturna do artista e da colecionadora com a casa-museu. Trata-se de uma edição bilíngüe (português-inglês) editada pela própria Fundação Eva Klabin, com o apoio da Comissão Tripartido de Portugal. Além do texto de Marcio Doctors, há um belíssimo ensaio fotográfico das obras expostas feito por Vicente de Mello. O livro traz ainda uma densa conversa entre o curador e o artista sobre percepções do momento atual da arte e sobre a obra de Rui Chafes. A publicação termina com um breve registro sobre o Projeto Respiração e as edições anteriores a Nocturno.

Rio de Janeiro 2010


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal