| Lucia Laguna |
A partir do ano de 2000, através de uma descoberta corriqueira – a vista da janela de seu ateliê com o Morro da Mangueira, telhados, caixas d'água, encanamentos e antenas - as pinturas de Lucia Laguna passaram por uma mudança radical. O caos do subúrbio carioca onde ela trabalha e vive há mais de 30 anos de repente transformou-se em rica fonte de inspiração artística. Suas telas, antes praticamente restritas às paisagens, começaram exibir de forma ambígua os retalhos urbanos mesclados à marcantes formas geométricas. “Assim surgiu uma série que batizei “Entre a Linha Vermelha e a Linha Amarela”  numa referência às vias  expressas que pertencem ao meu subúrbio: o Méier e imediações” – explica ela, que ultimamente tem representado também cenas do interior de seu local de trabalho, ou seja, a vista da janela de dentro e de fora.

Lucia Laguna prepara suas telas com gesso (ela constrói os próprios chassis) e a partir daí inicia a pintura com acrílica finalizando com a tinta à óleo. Camadas cromáticas são incansavelmente postas e retiradas, levando o olhar do espectador a se deslocar por espaços ilusórios ou distantes. Segundo os críticos de arte Fernando Cocchiarale e AnnaBella Geiger, “as pinturas de Lucia Laguna nascem da paisagem real e concreta, mas logo dela se afastam pelo modo como os problemas, intencionalmente criados, são resolvidos pelo tratamento expressivo e pela distorção da perspectiva. Apesar da predominância linear horizontal (listras, retângulos e demais elementos geométricos) necessária para preservar o espaço ocidental consagrado à paisagem, estes trabalhos evocam o rigor da abstração informal. Nesta nova etapa produz-se o hiato necessário para a mediação poética entre a paisagem urbana real e concreta e as paisagens somente pictóricas pacientemente trabalhadas por Lucia Laguna”.

Lúcia Laguna começou a pintar em 1994 e passou por vários cursos no Centro Cultural Calouste Gulbenkian - RJ. Freqüentou cursos no Parque Lage e esteve durante três anos sob orientação de Charles Watson, estudando no exterior (Europa e Nova Iorque) dentro do projeto 'Dynamic Encounters International Workshops'.

Rio de Janeiro 2007


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal