| Lúcia Guanaes | Paris-Salvador - Fotografias |

A mostra tem curadoria de Sinísia e Armando Corrêa Ribeiro e reúne uma seleção de fotografias extraídas de três diferentes projetos realizados pela fotógrafa entre 1996 e 2004 e que mostram três visões complementares sobre a cidade de Salvador: No coração da Bahia, feito entre 1996 e 1999, e dois projetos mais recentes, Fronteiras do mar e Brasil popular.

Em 1977 Lucia Guanaes mudou-se para Paris, onde reside até hoje. Seis anos depois formou-se em comunicação visual na École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs e fundou o estúdio de design Tout pour Plaire, que desde então trabalha em colaboração com as principais instituições culturais francesas, a exemplo do Ministério da Cultura, Centro Georges Pompidou, La Villette, Centre des Monuments Nationaux, Cité des Sciences e Cité de la Musique, entre outros.

Paralelamente à profissão de designer, Lucia se dedica à fotografia. Em 1986 realizou Brasil-Brésil, percurso pessoal em preto e branco, exposto em várias ocasiões dos dois lados do Atlântico e publicado pelas Éditions Marval em 1989. Em 1992, realizou Inventaire d’une poubelle, enquete fotográfica a partir do inventário do conteúdo de uma lata de lixo, trabalho que deu origem a exposição em Paris e que foi publicado pela Editora Média Intimes.

Desde 1996 Lucia divide seu tempo entre Paris e Salvador, cidade onde fez o CD-rom Au cœur de Bahia, um vasto panorama de textos, fotos e vídeos sobre a vida cotidiana do bairro do Pelourinho. Em 2000, Au cœur de Bahia recebeu o Grand Prix Möbius América Latina e o Prix Spécial du Jury no Prix Möbius International. Uma exposição foi organizada no La Villette, em Paris, e no festival Chroniques Nomades de Honfleur, na Normandia.

Em seguida, Lucia realizou Transfigurações, série de retratos dos “travestidos” do carnaval baiano, exposta recentemente na Galerie de L’Onde em Vélizy, França. Atualmente dá prosseguimento a um trabalho sobre as expressões visuais da cultura popular na Bahia e, em paralelo, um projeto em torno do espaço urbano nas cidades litorâneas brasileiras.

Rio de Janeiro 2004


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal