| Lucia Dacosta |
A razão,
a intuição,
a superfície,
e o desenho...
Nos espaços já super ocupados, nas imagens que inundam a visão do homem contemporâneo, a artista se detém na colagem como meio de transformar, manipular o já existente.
A colagem foi utilizada pelos modernos e chama atenção para o fato de que inserir algo do mundo na pintura, colando recortes ou até mesmo objetos na tela, leva o artista a interferir no tempo e no espaço, trazendo algo do momento vivido, recriando a arte. A Arte Moderna passou a absorver objetos do mundo para fazer parte deste. Em seu processo criativo, Lúcia esvazia as imagens de seus significados ao manipulá-las digitalmente e, ao tentar relocá-las no mundo se importa em deixar dúvidas quanto ao procedimento do trabalho: colagem, serigrafia, fotografia?
Interessa pensar a imagem, exteriorizá-la a partir de uma compulsão de manipulações (do latim manipulare: preparar com a mão, imprimir forma a alguma coisa com a mão, controlar...), não deixar pistas, emendas, mas imagens únicas num contexto de incertezas, de possibilidades infinitas do mundo contemporâneo.
Tendo o desenho como guia na montagem das imagens, ora geométricos, quando digitalmente trabalhado; ora com o lápis na mão, interferindo diretamente em fotografias digitalizadas, "porque o desenho pode ir além dele" (palavras da artista) - expõe pensamentos complexos, aqueles que não conseguimos verbalizar.
Nas colagens digitais, a ferramenta (o computador) não necessita mais da mão que cola sobre papel, apenas de toques com a ponta dos dedos sobre teclas para transformar imagens em imagem, uma única superfície, pois as camadas das colagem se dissolvem, desaparecendo. Afinal, a ilusão é o real.
Célia Cotrim (julho de 2010)

Rio de Janeiro 2011


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal