| Lorena D’Arc Oliveira |
Dissertação de mestrado de Lorena D’Arc Oliveira, sob orientação da artista plástica e professora Norma Grinberg, da Escola de Comunicações e Artes (ECA USP).
A pesquisa de Lorena parte da reflexão sobre o pote como utensílio cerâmico, a partir do qual se estabelecem relações e analogias entre o objeto, a linguagem popular e a literatura. A partir da forma escolhida – uma tigela – Lorena desenvolve múltiplos em porcelana e utiliza recursos de impressão serigráfica, tipográfica e outras interferências, como tricô de tripa de porco, na tentativa de trazer outro olhar para o utensílio, instaurando sua transformação de objeto doméstico em objeto de reflexão.
Ao mesmo tempo em que ressalta a origem de expressões como “tomar um chá de cadeira”, “dar uma colher de chá” ou “tomar chá de sumiço”, a artista empresta outros significados ao fazer associações diversas a partir delas. Em “Tomar chá de sumiço”, por exemplo, uma pequena instalação com 379 tigelas faz referência aos desaparecidos políticos no período da ditadura militar no Brasil.
Lorena D'Arc Oliveira é mineira, vive e trabalha em Belo Horizonte, formada pela Escola Guignard onde é professora de Cerâmica.

Rio de Janeiro 2011


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal