"Brasil Sempre", de Loio-Pérsio.
Maturidade e transcendência

©Alexandros Papadopoulos Evremidis*

"Quando os todo-poderosos governam com a irrazão e sem limites, só os que possuem nenhum poder são capazes de imaginar uma humanidade que um dia terá poder e, com isto, mudará o próprio significado desta palavra" - Terry Eagleton (A Ideologia da Estética).

É com esta terrivelmente premonitória citação que Loio-Pérsio abre sua mais recente exposição de pinturas "BRASIL SEMPRE". Homem de vasta experiência e cultura, com indiscutível militância humanista, ele sabe o que quer dizer. Não foi à toa que nos anos 60, foi o primeiro artista jovem a expor no MAM-RJ, rompendo com o círculo vicioso de lá só se apresentarem monstros sagrados e com o mito de uma arte brasileira geométrica e asséptica, mais para neve do que para selva ou sertão.

Nascia assim uma estética, 'informal' para uns e 'tachista' para os afrancesados. Para a arte contemporânea brasileira, foi um rompimento com o academicismo tanto figurativo quanto abstracionista, particularmente o de teor geométrico. E foi assim que ela atingiu a maioridade, liquidando com o pseudo-racionalismo das invenções tecnológicas da revolução industrial.

Diante da longa, criativa e profícua carreira de Loio-Pérsio, só resta acrescentar que ele não mais precisa provar nada e a ninguém. Seu traço e sua cor, que é o que afinal interessa e é essencial em matéria de arte, atingiram a perfeição, autosuficiência e maturidade vigilantes, a que todo mestre almeja, ostentando uma quietude e placidez raramente vistas.

Rio de Janeiro 2002.

Alexandros Papadopoulos Evremidis = > escritor crítico > E-mail


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal