| Leon Ferrari |


Leon Ferrari exibe uma seleção de trabalhos de técnicas e suportes variados – pinturas, desenhos, gravuras, esculturas. Nanquim, crayon, alguma textura, cor, obras em preto e branco, objetos em arame, técnicas mistas, algumas inovadas ou aprimoradas pelo próprio artista, estão presentes nos trabalhos selecionados, e também se apresentam como uma declaração, em obras de arte, de que Leon Ferrari não possui “nenhum preconceito ou restrição quanto à utilização de materiais ou suportes”.
Leon Ferrari, um dos grandes ícones internacionais das artes plásticas ainda em atividade, cria sem medo do brilho. Suas obras, temas, materiais, técnicas e suportes são reflexos do que está vivendo ao concebê-las; sua obra traduz um sentimento pessoal no momento da criação. Ao trabalhar, Leon Ferrari está imerso em total concentração e, apenas nesse momento se define o que e o como fazer a próxima obra.
O artista sempre se destacou por um lado político ativo, contestador e questionador, mas o tempo parece ter colaborado para suavizar os traumas de uma vida atribulada cujo resultado está presente nas obras. Um homem suave, humano, sutil, bem humorado e delicado que está sempre atento aos fatos que ocorrem a seu redor. Por esse motivo, vale destacar que a recém adquirida suavidade não encobre seu constante questionamento sobre fatos e atos que afetem o coletivo do qual se considera parte.
Leon Ferrari já foi definido, por muitos, de várias maneiras mas também é considerado nos dias de hoje como um grande trunfo que abriu novos caminhos com um trabalho de impacto, inteligência, conteúdo e abrangência. Os admiradores de seus trabalhos estão intimamente vinculados à sua maneira de fazer arte a partir uma postura desinibida e irônica, destacando a experiência teórica e prática, a inteligência profunda e o compromisso social.
Leon Ferrari continua criando suas obras nos dias atuais sendo leal à sua própria definição: “O que me interessa é que sigo trabalhando e sinto que não me repito. Enquanto tiver essa possibilidade, tudo bem. O problema é quando o artista não sabe mais o que fazer e começa a copiar a si mesmo.”
Sabina de Libman define que “o impressionante, em Ferrari, é como ele segue sendo um ser simples, autêntico e com um vigor de jovem, pesquisando sempre, com uma alegria e despojamento difícil de encontrar em muitos jovens.”
Os trabalhos do artista permitem diversas leituras por parte do observador. Esse tipo de informação é importante para Leon Ferrari que declara: “eu mesmo nunca digo minhas motivações justamente para permitir essas leituras e não cercear a imaginação dos outros”.

Rio de Janeiro 2010


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal