Leila Danziger
LEILA DANZIGER apresenta a exposição “Edifício Líbano”, nome do prédio construído na Rua Djalma Ulrich, em Copacabana, em 1938, e que vem se transformando, continuamente, em uma paisagem de extremos. Situado próximo à encosta do Cantagalo - entre a Lagoa, a montanha e o mar – o edifício (praticamente incorporado à Comunidade do Pavão-Pavãozinho) é aqui tomado como prisma de uma reflexão poética sobre paisagem, cidade e memória. Idealizada especialmente para a Galeria Ibeu, também situada em Copacabana, a mostra reúne 24 fotografias divididas em quatro séries (Mirante, Jardins do Líbano I e II, Edifício Líbano) e dois vídeos (Jardins do Líbano e No topo do mundo).
Para Ivair Reinaldim, curador da exposição: "O Edifício Líbano é um minarete sobre Copacabana. Cada trabalho que Leila Danziger nos oferece é uma janela desse edifício que se abre em proposição poética (...) Vemos uma paisagem multifacetada, que se transforma pausadamente diante de nossos olhos e que, apesar da contínua reverberação de uma temporalidade atual, funde-se e confunde-se com a persistência da memória de um lugar."
"Tempo este que se presentifica na imensidão das pequenas coisas, na pipa que brinca no ar, na água que escorre pela montanha e se confunde com as ondas do petit pavé, no bailado dos guarda-chuvas que lembram um Goeldi em movimento, no mundo em miniatura da casa de bonecas que se reflete nos coloridos blocos de construção, na sobreposição de fotos de um antigo álbum de família fragmentado. A memória registra-se na pele dessas imagens. São as janelas que se abrem do Líbano", diz ainda o curador.
Leila Danziger nasceu no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. É pesquisadora na área de artes do CNPq e professora do Instituto de Artes da Uerj. Em 2011, viveu seis meses em Israel, onde realizou pós-doutorado na Bezalel Academy of Arts and Design Jerusalem. Graduou-se em Artes pelo Institut d´Arts Visuels d´Orléans, França, e fez parte de seu doutorado em história da arte na Universidade de Oldenburg, Alemanha. Participou de mostras em galerias e museus no Rio, São Paulo, Brasília, Berlim, Bonn, entre outras cidades. Em 2012, realizará exposições individuais na Cosmocopa Arte Contemporânea e na galeria das Cavalariças da EAV - Parque Lage.

Rio de Janeiro 2012


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal