Katia Velo - Arabescos

As obras dessa série foram concebidas através de inspiração na arte indiana, bizantina e chinesa que, no princípio, realizavam representações figurativas, mas aos poucos estas figuras foram abstraindo-se até formarem folhas e flores misturadas com letras desenhadas artisticamente, hoje denominadas "arabescos". Como comenta a artista "tenho dedicado todo o meu conhecimento e técnica adquiridos para a confecção de uma obra esteticamente bonita e culturalmente rica. Analisei os trabalhos da artista plástica Beatriz Milhazes pela busca da beleza e composição conceitual. Além da art noveau e arte barroca". Nos trabalhos em exposição, as obras consistem na pintura de motivos florais e arabescos, em forma de caleidoscópios feitos através de uma combinação inusitada de curvas, caracóis, flores e rococós. "As formas harmônicas atraem-me de modo surpreendente pelo encantamento e colorido", continua Katia Velo. Utilizando cores fortes e vibrantes, através de gestos definitivamente expressivos, a artista define sua obra como "um trabalho sem pretensões de engajamento vanguardista ou ideologias, apenas um devaneio, um trabalho totalmente hedonista, pois busco o prazer estético".

Sobre a exposição, João Coviello, artista plástico, ensaísta e mestre em Filosofia e especialista em História da Arte pela PUCPR, comenta "a exposição ‘Arabescos’ possui forte apelo ornamental, através de uma linguagem simbólica significativa, da alegria e da decoração rítmica".

A exposição “Arabescos” possui obras multicoloridas, como a obra Arabescos I (recentemente transformada em selo), outras monocromáticas e geométricas e obras inéditas com pinceladas mais soltas e cores neutras.

No entanto, em todas as etapas a artista perpassa por formas curvilíneas e florais dos arabescos. Continua a artista “Meu trabalho está fortemente ligado a questões simbólica e emotiva. Na minha primeira exposição individual realizada na Fundação Mokiti Okada (Símbolos: 7 Temas, 7 Significados) a temática eram símbolos que remetiam a questões ligadas à religiosidade. Para esta exposição o foco é expressar a minha feminilidade, sempre buscando expressar um desejo incutido de transformação não somente estética, como também uma forma de envolver as pessoas para que possam sentir o bem através do belo.”

A artista possui em seu currículo 10 exposições individuais e mais de 50 coletivas (nacionais e internacionais), além de participações em Salões de Arte.

Katia Velo é paulistana e reside em São José dos Pinhais/PR, é especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela EMBAP – Escola de Belas Artes do Paraná, assina as colunistas do GuiaSJP, Inconfidencial e Arte Paranaense e a coluna impressa do jornal CORREIO DE NOTÍCIAS, faz parte da diretoria da APAP/PR (Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná) e do CACEV (Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato).


Rio de Janeiro - 2009


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal