| João Castilho |
"Occupancy" exibe 15 fotografias de duas séries distintas, tendo em comum o tema da ocupação do espaço, o qual é trabalhado pelo artista através do deslocamento de objetos pertencentes a determinado lugar com a intenção de produzir suas obras.
Em “Vacant Lot”, João apresenta imagens de desempregados de uma cidade africana, “ocupando o espaço e o tempo em busca de enganar o tédio e o vazio que de certa forma toma suas vidas”, como define o próprio fotógrafo.
Já a série “Spice” consiste em uma intervenção realizada no deserto de sal da Bolívia. A ocupação, aqui, se dá pela disposição de temperos no solo da curiosa paisagem: pimenta e açafrão. Essas fotografias dialogam com a land art, através da interferência no ambiente original, e com a pintura, pela ativação do branco com o uso de elementos pictóricos nas cores vermelha e amarela.
Em Occupancy, o artista utiliza seu método de produção como linguagem visual. “Diante de algo vazio, ou esvaziado, tem-se o deslocamento de elementos que fazem parte daquele mesmo universo. No primeiro caso, de corpos humanos, que são deslocados e posicionados para a câmera. No segundo, de temperos, da região, que também são deslocados e dispostos com o objetivo de se fazer uma fotografia”, explica João Castilho.
Na exposição acontece ainda o lançamento do livro “Scopic Drive”, com fotografias baseadas na “pulsão escópica”, termo dado por Jacques Lacan a um conceito psicanalítico trabalhado por Sigmund Freud, que trata da visão como fonte de libido. Nesse ensaio, João produziu imagens geradas por webcams e capturadas diretamente da tela de seu computador, com cenas de voyeurismo e exibicionismo.
As duas séries de Occupancy e o livro “Scopic Drive” correspondem a três tendências que vem sendo desenvolvidas por João Castilho no atual momento de sua trajetória: “um trabalho mais documental dentro de uma perspectiva imaginária, um trabalho de intervenção na paisagem, e um trabalho com imagens precárias oriundas da internet”, descreve o fotógrafo.
Rio de Janeiro 2012


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal