| Joana Traub Cseko |
A série “Passagens” começou a ser desenvolvida em 2009 por Joana Traub Csekö e já foi exibida em Buenos Aires e São Paulo. A artista carioca, que se dedica à fotografia e a uma visão poética do urbano, mostrará a série pela primeira vez em uma individual no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha.
“Passagens – Copacabana” foi concebida especialmente para o espaço da Galeria Ibeu, por estar localizada no coração de Copa. Será um conjunto de 14 imagens, todas feitas a partir de fotos tiradas nas ruas do bairro e compradas na Feira da Praça XV. “Ao privilegiar a ideia do processo e site-specific, proponho para a Galeria Ibeu uma exposição única: uma proposição experimental, que leva em conta o lugar da Galeria, trazendo Copacabana para dentro do cubo branco e levando o conceito da série “Passagens” para flanar por esse bairro tão rico e misterioso...”, diz Joana.
As “Passagens” trabalham fundamentalmente com as ideias de inserção e continuidade entre imagens, bem como as noções de sobreposição e entrelaçamento de diferentes tempos e espaços. Resultado da justaposição de duas fotografias, as “Passagens” são densas, trazendo consigo camadas subterrâneas da cidade. A série tem também como premissa se adaptar aos lugares nos quais será exposta. Ou seja, para cada situação são compostas novas imagens, pensadas especificamente para o contexto em questão.
Talvez o mais emblemático símbolo carioca, Copacabana é uma síntese do Rio de Janeiro: um bairro que em um pouco mais de 100 anos passou de praia deserta à um dos lugares mais densamente habitados do mundo. Se acompanhamos esse trajeto em fotografias, vemos Copa enchendo, verticalizando, se adensando, passados rapidamente se apagando. Pensada através deste prisma, Copacabana torna-se um lócus exemplar para as “Passagens”, por ser um observatório privilegiado da cidade, dos sucessivos velamentos que ela é e acumula. Assim, o universo de imagens reunido para esta exposição gravitará em torno do imaginário coletivo que habita Copacabana, agora transformado em pequenas narrativas ficcionais, em passagens entre tempos, espaços, imaginações.
Para Bernardo Mosqueira, curador da exposição: “Joana caminha pelo mundo tomando para si um papel entre o flanêur e o pesquisador: é uma encantadora de imagens. Com a série “Passagens”, a artista alcançou liberdade poética inédita em seu trabalho, rara na prática de fotógrafos. São imagens que, por somas, multiplicações anamorfoses não se permitem ter função objetiva. Elas terão a função afetiva reprodutora que cada um retira de suas múltiplas potências – que vão além da capacidade de cada um de nós... Nas “Passagens – Copacabana”, tudo é ícone de gente. Não é Copacabana como signo de Rio de Janeiro. É o homem como signo de Copacabana. A Copacabana mostrada é uma cidade-ficção quase suprarreal, universal, cidade eterna que volta ao futuro, corre ao passado e é agora o tempo todo”.

Rio de Janeiro 2012


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal