"SOLDADOS DE SALAMINA" - Javier Cercas / Editora Globo
"O eterno fratricídio"

Soldados de Salamina é a prova de que a grande literatura engajada ainda está viva. A Guerra Civil Espanhola continua sendo uma fonte inesgotável de histórias tão fascinantes quanto assombrosas. Com esta obra, Javier Cercas presta um tributo à memória dos que lutaram pela República legitimamente instaurada e depois da derrota se afundaram no anonimato e na miséria.
A guerra está no fim e as tropas fascistas avançam sobre a Catalunha. As tropas republicanas, antes de baterem em retirada, decidem fuzilar um grupo de presos franquistas. Entre eles, encontra-se Rafael Sánches-Mazas, escritor e fascista, fundador e ideólogo da Falange Espanhola, futuro ministro do governo de Franco.
O narrador dessa história real é um jovem jornalista Javier Cercas, um homônimo do autor, que se propõe a investigar o segredo do enigmático Sánches-Mazas e de como ele conseguiu escapar duas vezes da morte - primeiro do pelotão de fuzilamento e depois de um compassivo soldado republicano que lhe poupou a vida - e sobreviveu à guerra.
Até o momento, a obra já vendeu 140.000 exemplares e conquistou 4 prêmios literários. Mario Vargas Llosa não poupa elogios: "O livro é de fato magnífico, um dos melhores que li em muito tempo... Quem acreditava que a chamada literatura engajada havia morrido precisa ler Soldados de Salamina para saber como está viva, como é original e enriquecedora nas mãos de um romancista como Javier Cercas".
Javier Cercas nasceu em 1962, em lbahernando, Cáceres. Entre suas obras, destacam-se o livro de contos El Móvil (1987); os romances EI Inquilino (1989 e 2000) e EI Vientre de la Ballena (1997), as coletâneas de artigos Una Buena Temporada (1998) e Relatos Reales (2000) e um livro de ensaios La Obra Literaria de Gonzalo Suárez (1994). Desde 1989, leciona literatura espanhola na Universidade de Gerona.

Rio de Janeiro 2001


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal