| Isabella Blanco |

A artista busca inspiração na Era Vitoriana e no Art Déco para confeccionar joias com design contemporâneo.
Para as peças dessa exposição, com curadoria de Jorge Brandão, Isabella busca em antiquários e leilões de antiguidades do Brasil e ao redor do mundo acessórios fabricados entre 1837 e 1940, tais como broches, fivelas de cinto, alças de bolsas, piteiras, fragmentos de marfim e entalhes de bakelite, por exemplo. Fazendo uso de sua expertise em História da Arte e design, a artista incorpora esses objetos à criação de joias em ouro 18 quilates ou prata, adornadas por gemas como diamantes, safiras, rubis, esmeraldas, topázios e demais pedras preciosas. A junção desses elementos, sob o olhar meticuloso da artista, dá origem a colares, gargantilhas, brincos, anéis e pulseiras, peças únicas com a cara do século XXI.
Em Joias com História, Isabella Blanco utiliza um misto de intuição e pesquisa: “Às vezes, olho o item na vitrine do antiquário e já sei o que vou fazer com ele. Ou seja, a partir da peça, faço a joia. Outras vezes, faço estudos para obter a melhor composição e o uso de cores mais harmônico, que mais me agrada, para depois encaixá-lo no desenho”, conta a artista. Para a produção são avaliadas as gemas utilizadas em cada época, a cor do metal que era moda no período que a artista busca como referência e as técnicas de cravação e esmaltação. “Procuro fazer um resgate da história, trazendo ao uso itens esquecidos num canto de gaveta”, explica Isabella.
Joias com História marca o primeiro encontro do Museu de Arte Sacra de São Paulo com o design contemporâneo de joalheria, projeto conceituado por Jorge Brandão, que oferece aos visitantes um novo segmento de arte e criação em ourivesaria. O curador e idealizador tem como principal objetivo apresentar “um novo olhar de épocas ricas em formas, estilos, soluções, composições acadêmicas pelas técnicas, porém com sutilezas românticas que jamais foram abandonadas, sempre visando adornar, enfeitar, enobrecer, seja qual for a época ou etnia, essa união do design e esses garimpos, como dizemos nos dias de hoje”, nas palavras de Jorge.

Rio de Janeiro 2012


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