Isabela Prado
“Entre rios e ruas” = Desenhos, fotografias, vídeos, objetos, performances e instalações vão contar um pouco da história urbanística de Belo Horizonte, cidade natal da artista. A mostra propõe uma reflexão sobre a questão do meio ambiente, que vai sendo moldado e subjugado às necessidades de expansão dos centros urbanos e ainda, sobre o papel da arte nesse processo.
Um dos destaques, a instalação Repaisagem é formada por uma superfície metálica sobre a qual o visitante poderá montar livremente rios e bacias hidrográficas, a partir de peças magnéticas que replicam trechos de córregos ainda em leito natural na capital mineira.
No vídeo Mapas Mofo, que teve origem a partir de uma série de fotografias, a artista registra o afloramento da umidade abafada dos rios da cidade, e que se manifestava em forma de mofo nas paredes das casas situadas sobre os ribeirões encobertos. O problema também é explorado na série de desenhos Montante/Jusante, onde Isabela Prado relaciona aquilo que a cidade encobriu - os rios - com aquilo que a cerca, as montanhas.
Mas o ponto alto é mesmo a performance Lição n: Nessa rua tem um rio. Em volume baixo, através do som suave do violino, são os rios que ganham voz. Na performance, a artista cria situações intimistas que, em meio ao caos urbano, variam entre o lirismo e a esquizofrenia, chamando a atenção para os signos que naquela ação se anunciam: aprendendo a tocar, no violino, a canção popular “Se essa rua fosse minha”, repetitivamente Isabela encena um percurso que não se conclui, próprio à aprendizagem, assim como aos rios. O esforço de dominar um instrumento difícil e resistir às dificuldades é uma metáfora da condição dos rios, que correm por baixo dos pés dos passantes silenciosamente.
Mineira de Belo Horizonte, Isabela Sales Prado é Mestre em Artes Visuais pela Indiana University (EUA) e graduada em Gravura e Desenho pela UFMG. Participou de programas de residência na Ragdale Foundation (2006) e no TriangleArtsTrust em Amman, Jordânia (ShatanaInternationalArtist Workshop) – resultado do trabalho publicado no periódico norte-americano “Chicago ArtJournal” (Fall 2006). Além de organizar exposições no Brasil e exterior, a artista tem realizado inúmeras performances e intervenções urbanas.

Rio de Janeiro 2012


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal