| Ira Etz |

Ira Etz - criador e criação

Nas telas mais recentes de Ira Etz coexistem dois sistemas opostos de organização espacial: um cuja ordem geométrica é projetada e produzida de modo controlado, a partir de pinceladas lisas e uniformes, atonais, ainda que configurem áreas de cor diversas; outro de ordenação mais espontânea, feito passo a passo, ao longo do próprio ato de pintar, com gestos rápidos e ágeis, massas de tinta com cores misturadas e tons diversos.

A história da arte mostra-nos que estes dois sistemas correspondem, respectivamente, a momentos de ordem social e expansão econômica e a momentos de crise e incerteza. São pois sistemas diferenciados, que jamais se combinavam numa única obra, no passado. Se confrontarmos rapidamente Renascimento e Barroco, Pontilhismo e Fauvismo, e os Abstracionismos geométrico e informal poderemos observar que eles diferem precisamente por polarizarem ordem x liberdade expressiva.

A cor é indubitavelmente o traço que integra esses dois sistemas antagônicos nas pinturas da artista. Tanto suas áreas geométricas, quanto as áreas manchadas, são feitas com as mesmas cores, e, embora não percebamos essa afinidade cromática de imediato, devido ao tratamento pictórico oposto do qual resultam, ainda assim ela ali está, favorecendo o diálogo entre partes inconciliáveis.

Ira lança mão nestes trabalhos de um recurso renascentista, o painel predella. Consiste de uma barra colocada abaixo da pintura principal, usada para complementar o tema central da pintura com informações que não caberiam na imagem-tema. Nas pinturas de Etz a predella é configurada pela barra (ou barras) de cor manchada livremente. Indícios, talvez, do momento prévio ao de sua ordenação nas áreas de cor geometricamente construídas.

Tudo isto só faz sentido, porém, porque essa contradição se harmoniza pela cor para a criação de novas paisagens. Evidentemente não se tratam aqui de paisagens convencionais, mas se considerarmos o formato retangular horizontal dos quadros e a presença em quase todos eles de uma espécie de linha do horizonte (dada pela predella), temos aí os elementos essenciais de toda a paisagem ocidental revisitada pelo olhar de Ira Etz.

Fernando Cocchiarale - Agosto 2005



Acrílico s/ tela | 90 x 150




Azul | acrílico s/ tela | 88 x 150




Vermelho | acrílico s/ tela | 88 x 150




Fotografia | sem título




Caramelo | ast | 77 x 126 cm | 2005




Window | acrylic on canvas | 92 x 162 cm




Sem título




Sem título




Sol | ast | 138 x 150 cm | 2002




Colorful | acrylic on canvas | 106 x 140 cm | 2004




Sem título




Sem título




Sem título | ast | 110 x 160 cm | 2003


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal