"IAB NO RIO DE JANEIRO - 80 ANOS"

(Coordenação, curatoria e pesquisa de Cláudia Pinheiro /
Projeto e coordenação gráfica de Hermano Freitas.)


O Instituto do Arquitetos do Brasil / RJ em Festa!

©Alexandros Papadopoulos Evremidis*

Razões não lhe faltam. Afinal não é todo dia que pessoas e institutos fazem 80 anos de vida e existência. E no caso do IAB pode-se com toda certeza dizer que foram férteis e profícuos imprimindo sua marca ao Rio de Janeiro, ao Brasil e, por que não?, ao mundo - não é brasileiro o arquiteto do século Oscar Niemeyer, com obras-primas espalhadas pelos cinco continentes?!

O aniversário de tamanha importância foi comemorado com a inauguração na sede da entidade de uma orginalíssima mega-exposição, toda ela montada sobre guarda-chuvas, objetos do nosso cotidiano, mas que habitualmente pouca atenção prestamos a eles e deles só nos lembramos, e valorizamos, na hora da implacável chuva. Meditando por instantes, entretanto, cai-nos a ficha e tomamos ciência e consciência de seu extremo e abarcante simbolismo de protetor e abrigo, tal qual o da arquitetura. Uma invenção simples e no entanto engenhosa e prática, criativa e definitiva: o ovo do genovês Colombo que plagiou o florentino Brunneleschi - arquiteto! que espatifou a base de um ovo sobre a mesa para demonstrar praticamente para a cúpula municipal como iria ficar a cúpula do Duomo de Florença! Melhor definição que essa, para a arquitetura, só falando com o próprio Brunneschi.

Voltando ao IAB, "guarda-chuvas empilhados ou dispostos lado a lado permitem a formação de colunas, arcos, painéis e rodapés, elementos arquitetônicos que dividem espaços e criam ambientações diferentes dentro de um espaço maior. Iluminando estes elementos a partir do 'cabo' dos guarda-chuvas obtém-se uma espécie de painéis 'back-light' bastando estampar as imagens gráficas da exposição nas lonas dos guarda-chuvas. História, cultura e muita informação impressas em 400 guarda-chuvas."

No dia da expô, foi também lançado o editorial e graficamente impecável catálogo "IAB 80 anos no Rio de Janeiro", que em suas 224 páginas não se restringe apenas em relatar a gênese e o histórico do instituto e enumerar os feitos de seus administradores e associados, mas também faz um apanhado representativo de toda a entourage, citando sinteticamente e ilustrando ricamente tudo que de mais decisivo e impactante aconteceu nos campos da cultura e das artes em geral, e até dos costumes, da ciência, da tecnologia, da sociologia e da política - local e global - tornando-se assim uma mini-enciclopédia ou 'handbook' dos últimos 80 anos! Um 'must', portanto, não só para arquitetos mas também para todo cidadão que gosta de estar 'up to date' com seu tempo.

Tanto a expô como o catálopgo têm a coordenação, curadoria e pesquisa da arquiteta Cláudia Pinheiro da 'DOIS/UM Produções' e o projeto e coordenação gráfica de Hermano Freitas.

Rio de Janeiro 2001

Alexandros Papadopoulos Evremidis = > escritor crítico > Email


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal