Gene Johnson

Americano residente no Brasil, trabalha atualmente com colagens que mostram a transformação a que podem ser submetido objetos já descartados quando reposicionados, ou transformados radicalmente, em sua aparência, formato ou utilização. O artista transportou a delicadeza de formas, cores e texturas presente em suas pinturas às colagens da nova série. Para ele, cada colagem resulta de uma profunda pesquisa de sua própria sensibilidade.
Com uma extensa e bem sucedida carreira internacional no segmento de artes plásticas, Gene trouxe da pintura o gestual delicado das longas pinceladas e composições de cores e formatos e, agregando as texturas criou colagens vivas, sofisticadas, mas simples e sutis.
Todos os objetos podem ser componentes de uma colagem que, com a sensibilidade do artista transformem este aglomerado de itens em uma única obra de arte. Esta nova série de trabalhos – colagens – está ligada ao tema sustentabilidade, respeito à natureza, temas caros ao artista. Os descartes são os itens que a Metamorphosis transforma em arte – preservando o meio-ambiente.
Como técnica, a colagem tem história antiga; mas incorporou-se a arte apenas no século XX, com o cubismo, ao liberar o artista da escravidão da superfície. Ao abrigar no espaço do quadro elementos retirados da realidade, a pintura passa a ser concebida como construção sobre um suporte, o que dificulta o estabelecimento de fronteiras rígidas entre pintura e escultura. O uso dos materiais colados abre as pesquisas cubistas em novas direções - foi utilizada por Picasso e Braque, entre outros. A utilização cada vez mais livre de itens heterogêneos dá origem a objetos tridimensionais, e relevos, que definem a “nova pintura’ como "espécie de arquitetura plana com cor".
A inspiração para criar a série Metamorphosis vem das muitas influências que circundam o artista: sua convivência com a musica (“Mesa do Compositor”), seu atelier na praia (“Ilha Revelation”), seu atelier no México (“Frida Censurado”), etc. Sua intensa vida é sua inspiração. A pesquisa sensibilidade na seleção dos objetos, delicadeza na montagem, o cuidado nos recortes, a marca de Gene Johnson ao criar uma obra de arte.

Rio de Janeiro 2010


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal