Franklin Cassaro - Antropofagia Industrial Alienígena (A.I.A)
Dois conjuntos de esculturas que fazem referência a HQ, cordel, manifestações da cultura de massas e da pop arte, dialogando de forma humorada com o universo da mitologia contemporânea. O primeiro é composto de peças de folha de alumínio, algumas utilizando papel de embrulhar bombom e outras embalagens descartáveis. Outro grupo de peças é formado por “Fatos de Mercado”, esculturas compostas de esferas de MDF (aglomerado de madeira) acolchoadas. Reunidas, elas formam os membros do corpo de um “alien”, combinando o geométrico e o figurativo. Cassaro conceitua os trabalhos da exposição como “outraciclagem”, numa referência à reciclagem.

Entre as peças de folha de alumínio estão a “Medusa Dread”, "O Esqueleto Reciclóide Verde", a Lady Joaninha" , a “Yara” e o “Homem de Ferro Reciclóide”. Compõem a série “Fatos de Mercado” – o nome “Fatos” remete a acontecimento e a traje, roupa – um revestido de estampa de camuflagem e outro de motivos florais. O artista criou ainda um “Fatos de Mercado” de resina, transparente, que ficará em pé no meio da galeria e permitirá ver através dela, distorcendo as imagens. O Fatos de Mercado é o que poderíamos chamar, numa referência ao universo da ficção científica, de replicante: ele pode ser produzido em escala “industrial” utilizando caixas de pizza, tampinhas de garrafa ou qualquer outro material esférico encontrado no dia-a-dia.

Completam ainda a exposição duas esculturas, cada uma delas ocupando uma parede da galeria e formada por duas “espaçonaves” pequenas, de folha de alumínio, ligadas por uma linha preta que desenha o espaço como o rastro do seu vôo. Poderiam ser as naves dos “seres” expostos, os Antropófagos Industriais Alienígenas do título.

Franklin Cassaro é um dos importantes artistas contemporâneos brasileiros surgidos na década 1990 e “não gosta de picolé de melancia”.


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal