"Cultura e Democracia na Constituição Federal de 1988", de Francisco Humberto Cunha / Ed. Letra Legal.
Cultura para quem precisa ou para quem pode?!

No Brasil, pode-se afirmar que todos têm o direito de ter acesso à cultura e de atuar como produtor cultural nos rumos da Cultura do país? Na teoria, de acordo com a Constituição Federal sim, mas, na prática, isso não acontece. Essa é a realidade que Francisco Humberto Cunha quer demonstrar em seu livro Cultura e Democracia na Constituição Federal de 1988, lançado pela Editora Letra Legal.

O autor traz a idéia de representação de interesses na Constituinte de 1987-1988, mostrando que o Estado Brasileiro sempre buscou controlar as manifestações culturais divergentes dos interesses políticos dominantes. Ele descreve e analisa a atuação dessa representação de interesses no Programa Nacional de Apoio à Cultura - PRONAC - o mais importante conjunto jurídico-normativo de atuação do Estado Brasileiro no setor cultural.

Humberto Cunha conceitua a Cultura abordando a sua juridicização no ordenamento político nacional, traz descrições históricas da política nacional de incentico às manifestações culturais, informa o histórico da participação da comunidade cultural na elaboração das políticas públicas para o setor e analisa os resultados dos programas de apoio à cultura. Através de um argumento fundamentado, Humberto Cunha traz, em seus comentários, a clara solução para que se alcance o que prevê a norma constitucional: a devida participação de todos os interessados na vida cultural do Brasil.

Sobre o autor:
Francisco Humberto Cunha Filho é mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é membro da Comissão de Cultura da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará. Na vida pública, ocupou o cargo de Diretor de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, bem como foi titular da Secretaria de Cultura de Guaramiranga, no mesmo Estado

Rio de Janeiro 2005


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal