| "ALTA AJUDA" by Francisco Bosco |
Ao longo dos últimos seis anos, Francisco Bosco publicou textos em jornais e revistas de todo o país, formando um conjunto de mais de 200 ensaios. Este foi o universo que deu origem a este livro, para o qual foram selecionados 35 textos – impiedosamente reescritos pelo autor, com foco no campo de questões que ele chama de comum, os problemas da existência cotidiana, comuns a qualquer pessoa.
Alta Ajuda é teoria concreta, reflexão indissociável da realidade. É conceito que nos ajuda a desmontar, e remontar, contextos e interesses reais – como o nosso desejo de amar, ou entender o que é o amor, e a inveja, a arte contemporânea, a fadiga que pode consumir casamentos, o apogeu do Barça e o fracasso de certos artilheiros, o hábito de postar no facebook. Francisco Bosco pode escrever sobre o grande e o pequeno, o comum, tudo e nada que correm nos dias, da vontade de torcer por nosso time ao medo que a gente tem de morrer.
Leitor aplicado de Freud, Deleuze, Barthes, Tolstói, Noel Rosa e Caymmi, entre outras fixações, o autor nos cativa para os textos ensaísticos refletindo a partir de ideias rigorosas, mas com frescor. Carioca, se diz anti-social – mas só antes das oito da noite e de algumas cervejas. Pode nos fazer pensar sobre o fenômeno da autoajuda. Você precisa acreditar na força do pensamento negativo – é o que escreve neste livro. Nas situações críticas da vida, o que o mantra do otimismo escapista pode impedir é o conteúdo positivo de sua revolta, vamos lá, é necessário implodir antigas estruturas psíquicas, não se deixe condenar à existência passiva. E troque essa lâmpada.
Alta Ajuda é o primeiro livro publicado da novíssima Editora Foz, de Isa Pessoa, que vai se concentrar na publicação de autores nacionais. Ainda este ano serão lançados As verdades que ela não diz, de Marcelo Rubens Paiva e Teoria Geral do Esquecimento, de José Eduardo Agualusa.
Francisco Bosco nasceu no Rio de Janeiro em 1976. É doutor em teoria da literatura, com tese sobre Roland Barthes, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor e palestrante, foi coordenador da Rádio Batuta e é colunista de O Globo. Participa, como conferencista, do ciclo “Mutações", desde 2011. Publicou os livros “Banalogias”, “E livre seja este infortúnio”, “Dorival Caymmi” e “Da amizade”. Tem medo de morrer de acidente de avião. É insone, flamenguista e acabou de ser pai de uma linda morena chamada Iolanda.

Rio de Janeiro 2012


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal