| Florian Raiss |
A exposição Florian Raiss – Desenhos Recentes, exibindo trabalhos inéditos produzidos por Florian Raiss em 2011. Em um total de 21 obras, são exibidos dois desenhos em grandes dimensões e onze menores, todos em grafite sobre papel, além de oito pratos em cerâmica baixo esmalte.
Tanto os desenhos quanto as cerâmicas dessa mostra, com curadoria de Mônica Filgueiras, seguem a linha do universo criativo do artista, com reinterpretações de personagens de seu repertório. O mar, a água e os seres aquáticos e fantásticos, sempre muito presentes nos trabalhos de Florian Raiss, são comuns às obras dessa série.
Seres híbridos e enigmáticos, como os as sereias, unem em alguns casos não apenas ser humano e animal, mas também masculino e feminino, com corpos de forte musculatura e feições e gestos mais delicados. Outros ainda fundem o corpo humano com tipos de embarcações, em proporções únicas. Em Florian Raiss – Desenhos Recentes o artista plástico segue com forte sugestão de sensualidade em suas obras, seja no esvoaçar dos cabelos, na nudez ou nas insinuações eróticas. O conceito que norteia a exposição, de acordo com o próprio Florian Raiss, é o desenho em si. “É o exercício do desenho, o prazer de desenhar”, explica. “Não quero explicar o que faço; apenas desenhar”, conclui.
Florian Raiss – Desenhos Recentes traz obras abertas à interpretação pessoal. “Cada um vê o que quer nelas”, diz o artista. Florian convida o espectador a uma observação cuidadosa, concentrada. “Quero que minhas obras sejam objetos de contemplação. Elas existem para que sejam contempladas, no silêncio”, diz ainda.
Florian Raiss atua no circuito das artes de São Paulo e Rio de Janeiro desde 1981. Estudou pintura na Academia de Belas Artes de Roma entre 1973 e 1975. Estudou desenho, entre 1975 e 1977, com Gilberto Aceves Navarro, na Academia de São Carlos da Universidade do México, na Cidade do México. Entre as exposições que participou, destacam-se: II Salão Paulista de Arte Contemporânea, São Paulo, 1981; Arte Xerox Brasil, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1984; Imagens de Segunda Geração, no MAC/USP, São Paulo, 1987; coletiva “Viva Brasil Viva”, no Kulturhuset, em Estocolmo, em 1989; Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP, São Paulo, 1991; “Barro em América”, Museu Sofia Imber, em Caracas, Venezuela, 1992; e MAM/RJ, Rio de Janeiro, 1994/1995.

Rio de Janeiro 2011


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal