Flavia Bertinato - Solstício

Flavia Bertinato exibe a mostra Solstício, sua primeira exposição individual em galeria de arte. Em seus trabalhos recentes há, por meio de imagens fotográficas, a tentativa de criar uma narrativa corrente entre as situações tão díspares as quais estamos sujeitos; trata-se de um esforço dos movimentos do ver e assimilar. Entre os trabalhos, está uma vídeo-instalação além de pinturas, esculturas e fotografias.

Em exibição, 6 trabalhos nas diferentes técnicas utilizadas pela artista, como vídeo-instalação, fotografia, pintura e escultura. O conceito básico de Solstício é a exposição das diferentes tensões existentes nas mais cotidianas experiências humanas. Os opostos se confrontam mostrando o resultado ambíguo entre dor e prazer, proximidade e distância, estranho e familiar.

Entre os trabalhos expostos, alguns em execução desde 2004, encontramos Solstício, vídeo-instalação com 3 exposições simultâneas de 3 contextos distintos, mas afinados pela mesma intensidade; a instalação Amante – composta por lâminas de tecido que abafam uma música em execução; a delicada série Envelopes com 10 pinturas onde a repressão à cor fica evidenciada; as 8 fotografias da série Figuração que compartilham uma unidade compositiva; a escultura Calada – uma grande rosa flutuante em poliuretano contida por uma caixa de acrílico, como um animal indomável, limitado a condição de um espaço restrito apesar de sua potência de vôo e a instalação Última e Primeira Sessão onde a artista cria um ambiente semelhante ao hall de entrada de cinemas, onde uma dupla de pôsteres de “filmes em cartaz” são substituídos por fotografias do acervo pessoal de Flavia, sobre as quais incide os únicos focos de luz existentes no ambiente.

Flavia Bertinato é uma artista que armazena informações ininterruptamente. Está sempre atenta, criando e arquivando notas e imagens nem sempre com destino ou utilização pré-estabelecidos. Mas, com certeza, material rico e inédito de suas próximas criações. Não existe uma hora específica, pré-determinada, para a concepção de seus novos projetos. Quando o momento acontece, ele não requer espaço exclusivo, apenas registro apropriado os quais compõe um repertório visual e intelectual essenciais a sua formação artística, e o conseqüente pensar seus respectivos trabalho. “Meu trabalho associa-se às questões mais intrínsecas do sujeito; o próprio convívio com o mundo, o amor, a vontade, a contenção”, define a artista.

By Thais Rivitti

Rio de Janeiro 2008.


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal