"O GRAU GRAUMANN" de Fernando Monteiro / Editora Globo
"O Avesso do Fardão."

Essa obra ímpar retrata o primeiro escritor brasileiro a conquistar o Nobel de Literatura. Fernando Monteiro faz de 0 Grau Graumann uma máquina de moer idéias. Autor esquecido e adoentado, Lúcio Graumann conquista o Nobel de Literatura e da noite para o dia se transforma numa celebridade. Com humor sutil e serena ironia, o autor, através de uma linguagem fluente e com diversas referências a personagens da vida literária brasileira, promove uma devassa na imagem nobre que se cultiva dos escritores.

Admirador confesso de Calvino, Borges, Kadaré, Singer, para citar alguns contemporâneos, Fernando Monteiro se considera uma espécie de ET na atual literatura brasileira. Esse ponto de vista se confirma nesse seu novo romance, já que Fernando Monteiro trabalha nas dobras, apresentando histórias que outros autores não quiseram contar distanciando-se dos "regionalistas" e dos armorais nordestinos presos aos modelos do passado.

Na afirmação de José Castello, "O romance de Fernando Monteiro trata de invisibilidades e de embustes... A leitura de O Grau Graumann funciona como se Monteiro pegasse uma farda lustrosa e pontuada de comendas para, pondo-a ao avesso, exibir tudo aquilo que nela não temos o costume de ver .. Para sugerir que, muitas vezes, e apesar dos escritores, e não graças a eles, a literatura se mantém viva."

Fernando Monteiro nasceu em 1949, no Recife. Formou-se em Sociologia e estudou Comunicações em Roma. Em 1997, estreou na ficção literária, publicando, em Portugal, Aspades, Ets, Etc, recebido com entusiasmo pela crítica lusitana. Desde então, publicou "Cabeça no Fundo do Entulho" (1999), "T. E. Lawrence: Morte num Ano de Sombra" (2000) e "A Múmia do rosto dourado do Rio de Janeiro" (2001), este último pela Editora Globo.

Rio de Janeiro 2002


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal