| Fernando Mendonça |

Nascido no interior do Maranhão, o artista faz uma homenagem à cidade que o acolheu, mostrando 18 trabalhos em tinta acrílica sobre tela, que retratam a paisagem carioca e sua luminosidade. Um dos destaques da mostra é o painel “Enseada Blue”, que mede 1,90m x 2,5m. Para retratar o Rio, o artista escolheu o pontilhismo como forma de reproduzir as cores, o movimento e as luzes da cidade nas telas.

“Sempre gostei da pincelada curta e do multicolorido. Talvez seja influência da cultura popular do Maranhão, presente na minha infância. Como os canutilhos e micanças que, bordados nas roupas do Boi, formam desenhos. No pontilhismo, a pintura é fragmentada. É o olhar do espectador que completa a obra”, explica.

Ele fala de sua relação com a cidade: “Quis mostrar aquilo que o Rio tem de melhor, essa paisagem sensual, bonita, que funciona como válvula de escape para quem mora aqui. Cheguei em 1985 e vivi todo o impacto de quem vem de um lugar pequeno e tem que aprender a lidar com o anonimato, o vai-e-vem, essa coisa difusa da cidade grande”, conta Fernando. A exposição terá um catálogo do artista, com texto do artista e crítico Ivald Granato.

“Fernando Mendonça integra o crescente contingente dos artistas que acreditam nas possibilidades inesgotáveis da arte de pintar”, afirma o crítico Ferreira Gullar, conterrâneo de Fernando, que sempre o incentivou.

Rio de Janeiro 2004

Alexandros Papadopoulos Evremidis = > escritor crítico > Email


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal