A livraria virtual RioArteCultura.com recomenda

"Viagem ao Inferno Mitológico" by Enrico Mattievich

Notícias Recentes

Leia referências sobre o autor e seu livro "DESCOBRIMENTO DO BRASIL POR CADMO", em português, no blog do Instituto Histórico de Petrópolis.
A REVIEW DIRECT, na edição de Abril de 2013, destacou em primeiro lugar o livro "Journey to the Mythological Inferno": Confira AQUI


Imagens da recente posse, agosto de 2012, de Enrico Mattievich (no meio, no meio e à esq.) como associado titular no Instituto Histórico de Petrópolis.

E, a seguir, links do seu trabalho - dedicado ao Brasil - sobre o descobrimento Greco-Fenício do Brasil, por Cadmo : AQUI, AQUI e, em português, AQUI. .


Comunicado preliminar: O novo "Press Release" do livro "Journey to the Mythological Inferno", de Enrico Mattievich, assim como dois artigos dele sobre Chavín, agora podem ser acessados "online" no maior website dos Fenícios, conforme atesta o Sr. Salim George Khalaf, criador e administrador do website sobre a civilização Fenícia, na seguinte mensagem:

Dear Enrico,
The New Release and the Articles are linked from the phoenicia.org home page under "Wat's New in Phoenicia" (first item). Further, the book is featured in the Byblos Mart page using information from the New Release: with links to where the "Journey to the Mythological Inferno" is available on Amazon.com and Barnes&Noble.com
Regards,
Salim


"VIAGEM AO INFERNO MITOLÓGICO"

Livro antológico by Enrico Mattievich constrói carreira internacional e é merecidamente distinguido por duas vezes consecutivas : no ano passado com o WINNER "OF THE 2010 INTERNATIONAL BOOK AWARDS" in the HISTORY: ANCIENT category e agora com o WINNER "OF THE 2011 NEXT GENERATION INDIE BOOK AWARDS" in the HISTORICAL NON-FICTION category.

Enrico Mattievich, peruano, brasileiro e agora também "grego honoris causa", professor universitário e escritor/arqueólogo, reinventa e corrige a história oficial que diz ter sido descoberta a América por Colombo. Através de obsessivas e exaustivas pesquisas, algumas com incursões em campo e in loco, prova por a+b que antes, muito antes, os gregos aqui estiveram, e até situa o Tártaro na região Amazônica. O livro, publicado originalmente em português, pela editora Editora Objetiva (com bela e sugestiva capa criada por Sílvana Mattievich, filha do autor), mereceu festejada tradução grega, já em terceira edição, pela Editora EKATH, e acaba de ser também publicado im inglês, pela Rogem Press, com nova capa, criada por RAUL FERNANDES. Logo, outras se somarão para lançar mais luz sobre o 'tenebroso' tema. Belo trabalho, ricamente ilustrado e ilustrativo, e agradabilíssimo de se ler pois entretece história e mitologia e conta interessantíssimos casos e causos. Aprecie, a seguir, as belas e significativas capas das sucessivas edições, breve resumo com algumas palavras sobre o autor, imagem do formulário (imprimir ou transcrever) para aquisição da edição em inglês e fotos do Diploma da Premiação e da ascendente trajetória do criador e da sua criação, inclusive um contundente depoimento do armador Antonis Nikolaras, gestor da versão grega do livro, publicado na revista náutica Istioploikós Kósmos.


Capa do livro em Inglês criada por Raul Fernandes


Capa do livro em grego


Capa do livro em português criada por Silvana Mattievich


“Journey to the Mythological Inferno” - America’s Discovery by the Ancient Greeks - a versão inglesa de “Viagem ao Inferno Mitológico”, de Enrico Mattievich - é um convite para uma jornada mágica ao passado à procura da realidade perdida que deu origem às fantásticas narrativas dos mitos gregos.

O leitor navegará pelo rio do Inferno; atravessará a porta que permitia o acesso aos domínios de Plutão e será transportado ao mitológico Atlas, a elevada montanha que os geógrafos da antiguidade procuraram em vão no extremo ocidental da Terra. Nas suas encostas visitará o Palácio da Gorgona e conhecerá o labirinto que deu origem ao mito do Minotauro, assim como ao monstruoso dragão que, com cem cabeças, cuidava do fabuloso Jardim das Hespérides, onde havia plantas e frutas de ouro.

“Journey to the Mythological Inferno” é uma obra amplamente documentada desenvolvida durante dez anos de trabalho. Está baseada em viagems, pesquisa cientifica e bibliográfica. No livro, o Dr. Mattievich apresenta os textos da literatura clássica, e os mitos gregos e romanos que tiveram sua origem na América do Sul; especificamente na região andina do atual Peru, onde se encontram as ruínas do Palácio de Hades e Perséfone, (mencionado na “Teogonia de Hesíodo” - 700 anos A.C.) no sítio arqueológico de Chavin de Huantar.

Enrico Mattievich nasceu em 1938 na cidade italiana de Fiume, a atual Rijeka da Croácia. Em 1949 emigrou ao Peru com seus pais. Iniciou seus estudos superiores de Física e Matemática na Universidade Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, onde foi professor de Física Experimental. Também foi Professor de física na Universidad Cayetano Heredia. Em 1962-63 trabalhou como assistente do Dr. Mutsumi Ishitsuka, astrônomo no Departamento de Actividad Solar do Observatório Geofísico de Huancayo. Em 1969 mediante uma bolsa da Ford Foundation, iniciou seus estudos de pós graduação no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, recebendo seu Ph D em Física em 1974. Continuou sua carreira acadêmica no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde realizou diversos estudos de física aplicada a Mineralogia, Paleontologia e Arqueologia.

Desde 1981, depois da primeira visita ao sitio arqueológico de Chavin de Huantar, impactado pela estranha arte iconográfica e avançada arquitetura dessa cultura peruana, dedicou-se também ao estudo de arqueologia e mitologia comparada.

Em 2000 foi convidado para passar um ano na Austrália na Monash University, em Melbourne, para realizar pesquisas sobre uma enigmática formação rochosa sedimentar chamada “Zebra Rock”, cuja origem esteve desafiando a ciência durante mais de cem anos. O Dr. Mattievich conseguiu mostrar que a estranha formação de bandas vermelhas apresentadas por essa rocha, foi gerada pela solidificação de uma solução coloidal que se transformou em cristal líquido, no fundo do mar congelado, durante a era Proterozoica, há mais de 600 milhões de anos.

O livro “Journey to the Mythological Inferno” by Enrico Mattievich, pode ser adquirido diretamente na editora ROGEM PRESS, imprimindo, preenchendo e enviando a “Order Form” a seguir. Sendo que ele também pode ser adquirido pela internet: na Barnes & Nobre, na Amazon (onde o livro pode, inclusive, ser "folheado") etc.



"Order Form" para adquirir o livro na Editora ROGEM PRESS


Diploma da Premiação


O autor com o livro publicado por EKATH


O autor recebendo a Medalha de Prometeu do Reitor da U.N.T. de Atenas, por "ter roubado o fogo dos deuses"


O autor apresentando seu trabalho na Universidate Nacional Técnica de Atenas


Acima, artigo do armador Antonis Nikolaras, gestor da versão grega do livro, publicado na revista náutica Istioploikós Kósmos.
E a segjuir, tradução do mesmo para o português.

A América foi descoberta no século XII A.C. pelos gregos

POIAQ colabora com uma incrível conclusão científica que impressiona muitos cientistas.

Em 1994, Enrico Mattievich, professor de física peruano, publicou seu livro "VIAGEM AO INFERNO MITOLÓGICO" no qual propôs pela primeira vez uma explicação sobre a civilização do incas, fixando-lhe o início no século 12 A.C. e não no 11º D.C. como acreditava o Ocidente. A proposição fundamental do Prof. Mattievich baseava-se, não só na capacidade dos gregos de navegarem para além do norte e do sul do Gibraltar, mas sobretudo na presença de sérios elementos arquitetônicos nas edificações dos incas, pré-existentes na mitológica Tebas e em Micenas, e nos elementos simbólicos da Medusa etc.
Naquela época, como presidente da Associação dos Formados do Colégio Masculino do Pireu, propus incentivarmos o Prof. Mattievich e sua teoria e avaliarmos seu alcance do ponto de vista científico. Para isso, eu precisava de uma base e do suporte de uma cátedra.
O Giannis Marangoudakis, encantado com o tema, e vários membros da POIAQ me ofereceram substancial ajuda e colocaram o edifício-sede à minha disposição. Baseado nisso, convidei o Prof. Mattievich à Grécia. Nesse entremeio, o Prof. do EMP, de matéria inorgânica, Christos Ftikos, velho colega de classe; o então reitor da EMP N, Markátos; o então pesquisador da Academia de Atenas e atual professor da Universidade Egeon, Giannis Lyritzís; o arqueólogo de eras pré-históricas Adamántios Sámpson; e outros professores das universidades de Thessalónika, Patras e EMP, assim como pesquisadores do "Demócrito", se juntaram ao grupo interdisciplinar, constituído em tempo recorde.
A POIAQ organizou uma pequena festa. A Machi Nikolara da EPT e jornalistas da imprensa diária apresentaram o tema ao público.
No salão de cerimônias da EMP o Prof. Mattievich fez a apresentação de sua tese e todos se convenceram de que ali se dava início a algo de grande importância.
O grupo interdisciplinar reuniu-se sem estardalhaço por bastante tempo nos escritórios da POIAQ, até que, transcorridos dois anos (1996), o conjunto de nossos cientistas, usando os instrumentos do "Democrito", provou com a emissão de radiocarbonos que as construções dos incas, em Cusco, no Peru (e outras localidades), haviam sido materialmente submetidas à irradiação solar no século 12 A.C. Os trabalhos nos Andes e nos demais lugares foram realizados com a ajuda das autoridades locais, que ainda fizeram uma surpresa à representação científica grega: a revelação do seu amigo grego Antoni Trítsi, que havia chegado lá em algum momento do passado e ficaram todos de acordo de que... algo os unia. Seguiram-se apresentações em várias universidades do mundo, conferências e trabalhos.
A mim restou a alegria de saber que o interesse dos cientistas do mundo inteiro inspirou uma comovente filelenia e profunda admiração por nossa pátria.
Aconteceram muitas outras coisas que não cabem neste relato, porém é fato que hoje Cusco é cidade-irmã de Atenas; a sua universidade, do EMP; a Universidade de Lima, da de Atenas, e inúmeros trabalhos de diversas universidades do mundo foram estimulados; os achados arqueológicos gregos do século 8 de Enrieta Mertz na Amazônia encontram-se no Museu de Massachusetts; e muitas outras coisas.
Recentemente foi publicado nos Estados Unidos o referido livro do Prof. Mattievich em inglês sob o título "JOURNEY TO THE MYTHOLOGICAL INFERNO", sendo distinguido como "Vencedor" do "2010 Inernational Book Awards" na rubrica "História: categoria: Antiguidade".
Na introdução inglesa o Prof. Mattievich não esqueceu de agradecer à POIAQ, ao Gianni Marangoudaki, assim como aos membros e fazer referência à honraria que então lhe foi conferida.
Até aqui foi concluído um incrível ciclo de ação de 16 anos, que recebeu a colaboração e o amor da POIAQ e dos seus membros e é em honra a eles que reproduzo aqui as capas das edições em língua grega e inglesa e o ponto da introdução em que o nome do "Hellenic Offshore Racing Club" e sua valiosa colaboração são altamente valorizados.

Considerei obrigação e honra fazer este relato e me congratular com todos os meus bons amigos - os membros da POIAQ

Antonis Nikolaras


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal