"A Rainha e o Vento", de Eduardo Bakr / Paulinas
O triste coração da rainha.

©Alexandros Papadopoulos Evremidis*

O encontro rápido com o autor (foto ao lado) na noite de autógrafos nos revela um jovem de sensibilidade, generosidade, alegria de viver e simpatia ímpares e contagiantes. Esperamos que se transmita tudo isso aos leitores de "A Rainha e o Vento", que tanto podem ser crianças, adolescentes e, por que não?, também adultos.

Se toda arte só é arte quando produz no espectador, ouvinte, ou leitor, a sensação de surpresa, o inusitado, o que já foi visto, imaginado ou sonhado mas nunca apreendido inteiramente, Bakr consegue isso com sua estória - a Rainha que, ao perder seu Rei para a morte, fica muito triste e tranca seu coração na gaveta; o reino agora é administrado com justiça mas torna-se triste. Aí pelas tantas, um vento faz-lhe cócegas nas orelhas, como se para lhe segredar algo no ouvido, e a Rainha sorri. Isso, porém, a irrita e ela manda caçar e prender o vento, esteja ele onde estiver e na forma que vier - pode ser um sopro, um abano ou um suspiro. Mas como prender o vento? Eis o achado de Bakr - contado com as palavras certas na hora e no lugar certos. Sem pôr nem tirar.

Na verdade, trata-se de uma bela história que fala sobre a perda de um grande amor e o tempo que permite seu ressurgimento. O enredo é estruturado como um conto de fadas e a figura da rainha é trabalhada com base em experiências contemporâneas. Assim, os leitores poderão vislumbrar uma história que aborda uma temática madura como o encontro, a morte, o abandono, de uma maneira lírica e agradável.

As imagens que ilustram o livro, da autoria de Victor Tavares, são de uma delicadeza, perfeição e propriedade incomparáveis e por si só constituem obras de arte. Texto e ilustração são complementares, entretanto, não como duas metades que se completam, mas como dois inteiros que se somam para se tornar um.
O livro tem 15 Páginas e custa R$7,00 (sete reais).

Rio de Janeiro 2001


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal