Eduardo Filizzola - O Espelho de Volódja (Ed. Batel)

Um texto fascinante que pega o leitor de surpresa e o arrasta para um mundo de imagens, fantasias e descobertas profundas sobre si mesmo. Um drama social e psicológico sobre o re-conhecimento de uma vida interior, através da metáfora do espelho. A partir do dia 22 de março, terça-feira, este universo misterioso será revelado pelo escritor Eduardo Filizzola no lançamento de seu primeiro romance O Espelho de Volódja (Ed. Batel), às 19h, na Livraria da Travessa de Ipanema.
O título do livro leva o leitor a se perguntar: quem ou o que é Volódja? O espelho é uma metáfora que representa o conto “Lila Lilás”, de autoria do escritor Antônio Barreto, publicado no livro “Os Ambulacros das Holotúrias”. Este conto, dedicado a Eduardo Filizzola e a sua esposa Lila Hamdan, é uma releitura de uma carta enviada a Antônio Barreto, sete anos antes, por Eduardo Filizzola. No conto, um dos protagonistas chama-se Veralídia Volódja. Barreto, portanto, respondeu à carta de Filizzola com o conto Lila Lilás. Filizzola, por sua vez, replicou ao conto de Barreto com o romance “O Espelho De Volódja”.
No romance, o personagem Tato, um jovem e talentoso músico e sua mulher, a atriz Alma, recebem da amiga Volódja um espelho mágico de presente. As imagens refletidas lhes causam ao mesmo tempo surpresa, repulsa, medo e curiosidade. Na alegoria criada por Eduardo Filizzola, o espelho não reflete a imagem do casal, mas a percepção do mundo exterior sobre eles e seus pensamentos ocultos. Diante daquele objeto estranho e intrigante, o jovem Tato decide dar uma resposta à sua amiga, construindo um jogo de dez espelhos – que são, na realidade, os dez capítulos do próprio livro. As experiências com o espelho acabam conduzindo o cético Tato a uma incursão pelo mundo do esoterismo, durante o processo de criação do jogo de espelhos dedicado à Volódja. Nesse período, ele se mantém distante de sua carreira artística e da rotina do dia a dia, o que lhe causa um conflito interno, mas o resultado dessa aventura supera as suas expectativas.
O autor
Eduardo Filizzola é cantor, compositor, violonista, arranjador e produtor musical. Natural de Belo Horizonte, morou 16 anos no Rio de Janeiro, onde atuou profissionalmente como cantor e compositor e, depois, como arranjador e produtor. É autor do espetáculo Menu Musical, grande sucesso na década de 80, com temporadas no Jazzmania, no People e Mistura Fina, entre outros. Escrito dezoito anos antes do lançamento, quando residia no Rio de Janeiro, o romance foi incentivado por muitos amigos, especialmente a jornalista e professora Stella Caymmi, mas não foi publicado. De volta a Belo Horizonte, resolveu reescrever a obra, que agora apresenta ao público.

Rio de Janeiro 2011


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal