| Daniel Feingold | Espaço Empenado |

A poética da erupção espacial!

Obra_de_Feingold Através de superfícies completamente abstratas o artista se utiliza de elementos gráficos como a linha para provocar o espaço. Seu trabalho anterior, mais orgânico, ganha um formato mais instrumentalizado e o conjunto de tramas que trabalhava se torna mais denso. “A trama agora se rompe”, define Feingold.

Em O Espaço Empenado, as linhas se transformam em faixas. “As curvas vão se compondo e formando um espaço torto que resolvi chamar de Empenado. Elas, por sua vez, não são frouxas. O novo tramado força uma tensão”, explica Feingold. A técnica utilizada pelo artista nesta série é a tinta óleo clássica, que cria uma transparência. “São linhas que traduzem um traço de ansiedade da cultura contemporânea”, coloca o arquiteto, crítico e historiador norte-americano Anthony Vidler.

O uso de duas anti-cores tem o seu propósito. Através do marrom Van Dijck e o branco de titânio, o artista cria uma dimensão de claro e escuro. “Há uma luz assustadora, presente na obra, originada da sombra. Como uma luz de uma projeção de um filme Noir”.

Nas palavras de Paulo Venâncio Filho, a exposição assume um certo tom ‘cartoonesco’.

A mostra O ESPAÇO EMPENADO traz oito telas inéditas e de dimensões variadas.

Sobre o artista:
Dois prêmios, em 1991, o do Salão Nacional do Rio de Janeiro e do Salão Carioca, foram muito importantes para alavancar a ida de Daniel Feingold para New York, em 1993, com bolsa da CAPES para o mestrado em fine arts no Pratt Institute. Os 10 anos vividos em New York, uma imersão completa na arte em todos os sentidos, foi determinante para a fruição de tudo o que foi observado em arte dali em diante. Os estudos de estética e história da arte com Ronaldo Brito no final dos anos 80 foram fundamentais para o início da formação intelectual do artista.

Rio de Janeiro - Junho - 2006.


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal