| Cristina Salgado - "Mulheres em dobras" |
O desdobramento do feminino

convite Desenhos em guache – a série: Cabeludos e o desenho: Figura Capilar – e esculturas construídas com carpete e parafusos de aço.

Os quatro desenhos da série Cabeludos medem 32 x 24cm e foram realizados de 2002 para cá. Figura Capilar foi realizado esse ano e mede 100 x 70cm.

Serão apresentadas entre dez e quinze esculturas de dimensões bastante variadas, todas realizadas entre 2005 e 2006. A menor mede 15 x 10 x 8cm e fazem parte de um grupo de pequenos objetos de parede chamados Rostos – de 1 a 7. A maior, de 160 x 50 x 23 cm, é também presa à parede e parte de um grupo de três, as Marias convulsionadas – de 1 a 3.

Esses trabalhos são, em sua maior parte, presos à parede, mas há três trabalhos de chão: Recostada 1, 2 e 3.

Para a artista, esses trabalhos não representam qualquer ruptura ou novidade dentro de sua produção, já que seu processo de criação continua exigindo alguma relação ou apoio na memória da percepção do corpo e tendo muito interesse em como essa memória, para se tornar visível, se elabora pelos afetos. O instrumental formal para a construção desses corpos também mantém vínculos com as estratégias picassianas, que continuam sendo observadas e relidas – também pela memória sujeita aos afetos.

O que pode ser observado como novo, de fato, nesses trabalhos tridimensionais são os materiais e sua manipulação. De forma diferente dos últimos trabalhos expostos, as séries Nuas, de 1999, e Instantâneos, de 2002, as esculturas apresentadas em Mulheres em Dobras deixam bastante evidente sua estrutura de montagem e como os materiais – o carpete, os parafusos e, em algumas peças, o tecido emborrachado se relacionam a ela. Talvez seja também um elemento razoavelmente novo a quase abstração a que chegam alguns objetos, ainda que permaneçam intencionalmente figurativos, como lhes asseguram os títulos.

Rio de Janeiro - Setembro - 2006.


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal