César Dantas
A tarefa do pintor é propor uma visibilidade das estruturas urbanas como prédios, outdoors, carros, ruas, casas, portes e elementos do cotidiano por meio de pinturas, aquarelas e desenhos. César Dantas define os cerca de 36 quadros dessa exposição como sendo interpretações a pincel e tinta acrílica, sem preocupações formais ou realistas, de fotos que ele fez de uma avenida da cidade de Belo Horizonte, local por onde ele transita há quase 30 anos.
“Durante todo esse tempo se falava da ampliação da avenida, logicamente com a demolição dos pequenos prédios que existiam em suas margens desde a década de 50. Então, durante muitos anos, esses prédios ficaram estagnados e com função comercial provisória, já que a avenida é um corredor de grande movimento. Isso criou uma paisagem urbana singular que me motivou a percorrê-la a pé, fotografando, sem interesse de criar documentação ou arte fotográfica, mas de esboçar imagens interessantes para a pintura, um tema para meu meio de expressão”, explica o pintor.
Segundo César Dantas, passamos cotidianamente pelas mesmas ruas e o trajeto não é notado, o tecido urbano parece tornar-se invisível. Dantas registra o espaço urbano de forma diferenciada. Suas pinturas ganham força de no potencial criador de recortar cenas urbanas e transformá-las com traços e cores fortes.
“Essas imagens, junto a outras de pontos facilmente reconhecíveis pelos habitantes de Belo Horizonte, geraram uma reação bastante específica e interessante. Como a cidade não é turística, os moradores se sentem confortados e até surpreendidos ao verem cenas conhecidas e outras que nunca perceberiam em uma via de passagem. Para mim, cada quadro é uma nova experiência e isso será refletido na exposição do Baukurs Cultural. Tenho grande expectativa em ver a reação do público já que algumas cenas, de modo geral, poderiam ser de subúrbios do próprio Rio”, comenta Dantas.

Rio de Janeiro 2012


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal