"Encanto dos Orixás", de Célio Silva.
"Santos também estes!"

©Alexandros Papadopoulos Evremidis*

Célio_SilvaPor um momento pensei que estávamos revivendo uma guerra de religiões, uma espécie de Segunda Reforma e Contra-Reforma. Sim, porque recentemente Ana Durães atacou com quase todos os santos católicos, bonitos e sensuais, ainda quando em chagas, cegos ou flechados, em exposição no Museu Histórico Nacional/RJ.

Agora é a vez do jovem e talentoso Célio Silva a contra-atacar com quase todos os seus orixás africanos - tão ou mais bonitos, sensuais sempre!, com o acréscimo de vigorosos, coloridos, alegres e imaginativos, e que ainda assim não deixam de ser santos disto, disso e daquilo. Estamos falando da expô que Célio acaba de inaugurar na idílica Galeria de Arte Villa Riso - sítio mais apropriado para o tema não poderia haver, pois está situada no alto de uma colina cercada de jardins, mato e mais morros e serras, com o mar a seus pés. Acima, nem o céu chega a ser limite para quem aberto e aspirante ao absoluto no infinito. Por si só uma obra de arte!

Entretanto, a surpreendente presença de um prelado católico, inimaginável e até temerária em outras eras num evento dessa natureza, com ares de príncipe encantado e privilegiado conhecedor e admirador, e não de um temível inquisidor do tipo dominicano, ou cão do senhor, como eram então chamados jocosa e desprezadamente (e que, certamente, pediriam sua excomunhão e atirariam o anátema sobre ele, e mais - o arrastariam para as câmaras de tortura e o imolariam na fogueira), me aquietou - essa batalha não era de religião, era de arte. Os tempos mudaram e para melhor. Mérito da Arte. Mesmo porque Durães havia já declarado que sonhava com a beatitude artística, não com a sacra. E Célio Silva não deixa por menos - diz que ele nem é crente ou devoto, apenas um estudioso que vê e filtra tudo com seus cristalinos sensívelmente artísticos. Claro, respeitando a fé e a raiz, os signos e os fetiches de seu sofrido povo, paradoxalmente guerreiro e estóico ao mesmo tempo, acolhedor e conciliador - a ponto de mostrar aos cristãos qual o verdadeiro sentido da cristandade, atribuíndo inclusive configurações cristãs a seus próprios avatares, inventando e criando assim quase que uma terceira religião - a do sincretismo congregador e pacificador. O ecumenismo.

Diz ainda Célio Silva que, para pintar os orixás, se embrenhou e refugiou nos elementos de cada um - fosse uma mata, uma pedreira, o rio, o vento ou o mar -, não para fazer pesquisa, que o conhecimento teórico ele o adquirira desde pequeno quando a mãe o levava aos rituais do Candomblé nos terreiros, mas para entrar no clima e se inspirar. E então voltava correndo para o atelier e, febril, quase em transe, pintava vertiginosamente ao mesmo tempo que cantava os "pontos" ou os hinos de cada santo; por vezes conversava com eles como se parentes ou amigos íntimos. Ou ainda pedia-lhes licença e proteção. E assim foram surgindo, no espaço de três meses, doze telas, todas de grandes dimensões e em acrílica sobre tela, (seria casual ou sintomática a correspondência com os doze apóstolos?), retratando Oxalá, pai de todos, em toda a sua glória, Olorum, pai do céu, em sua infinita grandeza, e mais Omulu, Inhasã, Oxossi, Oxumaré, Ogum, Oxum, Xangô e os demais ... numa festa de figuras, formas e cores das mais felizes e próprias de cada um. Uma policromia enriquecida com todos os apetrechos e detalhes semânticos e simbólicos que fazem uma entidade ser o que é - orixá.

Rio de Janeiro - 2001.

©Alexandros Papadopoulos Evremidis > escritor crítico > Email


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal