| Bruno Cals |
Exposição Horizons - Essa mostra é composta por obras que exibem uma continuação do tema da exposição que Bruno abriu na galeria em 2010, a primeira individual realizada no espaço, voltado a fotógrafos cujo trabalho traz algo de brasilidade e fotógrafos brasileiros que trabalham temas diversos.
O artista decidiu dar continuidade à série com o mesmo propósito de investigação sobre a paisagem urbana, aprimorando o olhar e explorando novas localidades. Enquanto a primeira edição de Horizons focava-se primordialmente em registros da Europa e das Américas, a nova exposição traz também imagens captadas na Ásia, representada pelo Japão e pela China, que complementa uma visão global acerca do crescimento das cidades. Estados Unidos e Brasil também foram explorados pela lente de Bruno Cals para esses trabalhos.
As obras que fazem parte da mostra seguem o mesmo conceito trabalhado por Bruno nos últimos anos: a inexistência de horizontes nas metrópoles. Horizons é uma coleção de imagens de paisagens que desafiam os limites da bidimensionalidade e provocam a perspectiva. As fotografias exibem ao mesmo tempo realidade e irrealidade, retratando objetos que existem, mas sob um ponto de vista que os torna imaginários.
Bruno Cals capta com sua lente os horizontes num processo intuitivo. “Eu procuro uma forma de me ver dentro da minha imagem”, explica. “O meu trabalho tem influência de tudo o que vejo pelo mundo da arte”, analisa ainda.
“O processo criativo é diretamente relacionado ao conceito. Procuro lugares onde não consigo ver o horizonte verdadeiro, especialmente em grandes cidades, onde eles nem existem mais, onde o vertical eliminou o horizontal. Procuro texturas que me remetam a sensações que não posso encontrar naqueles locais”, aprofunda Bruno Cals.
“Cals nos mostra, em grande parte, espaços, à primeira vista desabitados; sem vestígios da presença humana ou de alguma outra forma de vida; algumas exceções, entretanto, nos surpreendem pela apresentação de possíveis paisagens tecnológicas que poderiam indicar pistas de mundos avançados: estações espaciais, cidades artificiais?”, reflete o curador Boris Kossoy.
Horizons não é composta simplesmente por belas imagens. A ideia é a construção de um horizonte imaginário na galeria. A curadoria de Boris Kossoy marca o início da parceria do fotógrafo e grande pesquisador do tema com a 1500 Gallery.
Bruno Cals nasceu no Rio de Janeiro em 1967. Aos 19 anos de idade mudou-se para Paris e deu início a uma bem sucedida carreira como modelo. Aos 26, decidiu que queria ser fotógrafo e retornou ao Brasil, onde começou a fotografar profissionalmente. Iniciou como fotógrafo de moda, trabalhando para publicações como Vogue, Elle e Visionaire e para as maiores agências de publicidade do Brasil. Ganhou inúmeros prêmios, incluindo três no Cannes Lions International Advertising Festival.

Rio de Janeiro 2012


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal