27ª Bienal SP
Entre a gaveta e a gaiola

©Alexandros Papadopoulos Evremidis*

Na ausência do sinal de interrogação ao final do tema, somos levados a crer tratar-se de uma assertiva - que nativos e estrangeiros deram e fizeram seu mais que melhor para nos orientar como viver junto.

Sim, o cartaz, não sendo unívoco, mas plurívoco, comme il faut, não fecha questão. Assim, abre espaço para questões imponentes:

"Junto" excluiria os excluídos e as crescentes hordas dos solitários? Ou sobretudo estes seriam os beneficiários da eventual proposição de inclusão? E devemos então supor que será viver aos pares (homo, hetero, bi, trans?), em núcleos familiares, tribais, étnicos? Morais, promíscuos? Cosmopolitas ou trogloditas?

Sob as marquises e sobre jornais e papelões, em caixinhas de fósforos, caixotes, gavetas, gaiolas, quem sabe?! Nos fuscas do Jarbas Lopes acasalando em frente à igreja? Em bunkers? Em cemitérios?! Sobre árvores como nossos primos primatas? Em aldeias, cidades, megalópoles, teratópoles? Na e sob a terra, no mar, no ar e além no sideral? No céu ou no inferno?

E também o mais candente (sem com isso querer avacalhar, coitada da vaca! mas para descontrair o que facilitaria o a seguir) - na vertical ("como" a Cicarelli), na horizontal ("como" papai-mamãe), na diagonal [como Malevich, van Doesburg, a despeito de e com desrespeito a Mondrian?!] De ponta cabeça? 69? 33?

Quem sobre/viver e for conferir saberá nos dizer. O cartaz insinua uma cidade nua. Embarquemos na Argos - navegar será preciso. Onde o boi/y vai, a vaca vai atrás com o touro na sua cola (louco pra dar no couro).

Rio de Janeiro - Outubro - 2006

Alexandros Papadopoulos Evremidis = > escritor crítico > Email


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal