| Belkiss Torres de Miranda |

A geometria pretende-se uma representação da realidade. Mas não da realidade sensível, percebida e vivida. Objetiva a representação das relações de forma e espaço no plano abstrato do pensamento. Funda-se em conceitos e axiomas e inaugura uma linguagem própria que se desprega dos problemas do real, de onde parte, e descobre infinitas possibilidades operáveis no interior de sua própria lógica. A geometria, mais do que representar o mundo, dele se abstrai e constrói um outro. É nesse sentido, da construção de um mundo, que podemos dizer da geometria e abstração nas pinturas de Belkiss Torres de Miranda, em exposição na Biblioteca Pública Municipal, de 04 a 30 de junho de 2012.
Depois que a abstração geométrica instituiu-se na arte como a companheira inseparável da vanguarda e da modernidade - como o combate aos cânones da representação, como o refúgio da perfeição e do ideal frente ao caos da realidade, como a conquista da autonomia da arte - Belkiss persiste, sem pretensões de revolução, nos caminhos possíveis deste processo cognitivo que explora e constrói um mundo puro e simples de forma, espaço e cores. Mas não há aqui axiomas ou conceitos prévios a não ser aqueles que se constroem no próprio fazer. Não há combate, não há idealização, nem busca de um mundo imutável, a não ser pela transcendência do cotidiano que o fazer artístico propicia, em direção ao mundo interior de uma linguagem feita de cores, matéria e relações cuja lógica espacial ele mesmo cria.
Cada uma de sua obra é um trabalho meticuloso de construção, de ligar pontos, de encontrar as linhas e subdividir o espaço da tela em campos que se preenchem de cores. Suas cores são seus protagonistas mais potentes. São resultado de uma intensa pesquisa e revelam uma sensibilidade ímpar na escolha de matizes, na manipulação de tonalidades que geram uma sensação de sobreposição e transparência, de variação de luz e sombra , de profundidade e perspectiva.
Belkiss iniciou seus estudos de pintura em 1980 com a Professora Carmem Marques, frequentou cursos livres na Escola Guignard UEMG, participou de vários festivais de inverno da UFMG. Estudou com o Professor Orlando Castaño, trabalhando em seu atelier de 1985 a 2011. Participou de 16 exposições coletivas e 10 individuais. Recebeu 2 prêmios no V e IX salões de arte do Minas Tênis Clube de Belo Horizonte e a Medalha Ozório Mendes em Bambuí – MG. Foi premiada no V Salão Primavera no Rio de Janeiro.
Belkiss, expondo esse universo que cria, convida-lhe a compartilhar uma experiência estética e sensorial que se funda a partir das regiões mais profundas de seu pensamento individual, ali onde se aninham os paradigmas da subjetividade e fundam o ser.

Rio de Janeiro 2012


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal