| Artur Barrio – Diretrizes |

Obra_de_Barrio Artur Barrio é um artista radical que revoluciona os padrões estéticos da arte contemporânea com sua avassaladora criatividade poética. A exposição “Diretrizes” mostra a diversidade de suportes utilizados por ele ao longo de mais de 30 anos de carreira. Depois de uma transgressora participação na última Documenta de Kassel – e preparando-se para uma série de exposições em museus europeus, em que fará um diálogo imaginário com os trabalhos de Joseph Beuys existentes nesses museus –, Barrio apresenta na Arte 21 Galeria uma mostra bastante abrangente de seu trabalho, expondo uma instalação, desenhos e colagens, fotos, panos, transportáveis e seus cadernos-livros. Todas as obras são inéditas.

Os trabalhos expostos serão divididos em três grupos, o de fotografias, feitas em Paris em 1977, em 1980, 81 e 82, todas em cores com tamanho de 30 x 25 cm, o de panos de 2 x 1,5 m ou 1,2 x 1 m estreitamente relacionados com os cadernos-livros, e o de objetos “transportáveis”, coisas que Artur Barrio classifica como “viventes de um universo entre a segunda e a terceira dimensão”.

As fotos expostas na Arte 21 não são registros de trabalho, mas de momentos de grande sensibilidade e realização. O conjunto de fotos, tiradas no final dos anos 70 em terrenos baldios e ruínas de Paris, nunca foi mostrado. A série de panos, relacionados com os cadernos-livros, vai envolver parte da galeria. Exemplares dos cadernos-livros, referências primordiais do trabalho de Artur Barrio, também serão mostrados.

Especialmente para a exposição da Arte 21 Galeria, Barrio fará alguns “transportáveis”, de sua famosa série iniciada em 1998, e uma intervenção em uma das paredes da galeria. Estarão presentes também na exposição os desenhos e colagens que serviram de embrião para “Viagem”, a jangada apresentada na Bienal 2004, e que hoje integra o acervo do CACI, em Inhotim, MG.

Ainda em junho, Barrio estará na Europa, preparando a abertura de sua grande instalação no SMAK (Stedelijk Museum voor Actuele Kunst), na cidade belga de Ghent, iniciando, dia 01 o diálogo com Joseph Beuys. Artur Barrio vai expor ainda no Palais de Tokyo, em Paris, e no FRACPACA em Marseille, no segundo semestre.

Foto: Artur Barrio, diapositivo p.b., Paris, 1982


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal