| Angelo Marzano |

O artista plástico Angelo Marzano está lançando dois livros e um DVD onde explora criativamente (e une) palavra e imagem. Trabalhando com vários suportes, Marzano já produziu pinturas, desenhos, gravuras, objeto/esculturas, instalações, vídeos e cadernos.

No livro Escritos ele desenvolve a relação entre texto e desenho, criando uma escrita poética - manuscritos com interferências gráfico-visuais cujo temática inclui o risco, a linha, a palavra, o ponto e outros elementos. São 70 “escritos” ao todo, produzidos em épocas diversas e divididos em três seções: Escrito a risco (1993), Escrito a nanquim (2009) e Escrito a lápis (2010).

Segundo Eduardo Passos, que apresenta os trabalhos no livro, “nos seus Escritos, Angelo Marzano apresenta seu método ao habitar esses entre-domínios: entre o texto literário e o contexto das artes plásticas, nem propriamente em um lugar, nem noutro, emerge um fora-texto inscrito na folha branca. Entre a literatura e o desenho, entre o desenho e a pintura, entre a pintura e o objeto, entre-lugares, a palavra serve de indicação metodológica para a criação do artista no seu livro-corpo: inscrição na pele da página”.

Acoplado na capa do livro Escritos há um DVD onde estão reunidas as experiências audiovisuais de Marzano, desde o superoito, ainda nos anos 1970, até vídeos e filmes mais recentes. Com o nome de Cinescrito em película e vídeo, o DVD abriga filmes em super-8 e vídeos feitos de 1973 a 2010, relacionando criativamente a escritura e o filme, incluindo a incisão na própria película. Texto e imagem em movimento e relação, tensionados ao extremo, resultam em criações ousadas e experimentais, que lançam mão de recursos variados visando à invenção audiovisual. Trata-se de um registro importante, já que muitas dessas criações denotam uma exploração pioneira do artista nesse campo, desconhecidas por um público mais amplo.

Marzano está lançando também um livro com histórias infanto-juvenis (mas também indicado ao público adulto), onde ainda explora a relação do texto com a imagem. Estórias bichadas e Azoolejos – dois livros em um, invertidos no mesmo volume – são divertidas e animadas histórias envolvendo animais, com linguagem atrativa e envolvente, recheada de jogos de palavras e situações inusitadas. Nesse volume de Marzano, texto e imagem interagem, extrapolando a mera idéia de ilustração. É diversão garantida para gente grande e pequena.


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal