| Angelica Bittencourt |

A arte começa aqui

Mineira de Araguari, Angélica Bittencourt recebeu as primeiras aulas de desenho e pintura no colégio e de suas tias Aura de Oliveira Santos e Arminda Orsi. Dotada de vocação inata para música, literatura e artes plásticas, desenvolveu gosto pela escultura, a partir da cerâmica. Vive em Brasília desde 1966 e participa das mostras de arte que se realizam nos inúmeros espaços culturais e museus da capital. Suas obras, algumas premiadas, fazem parte do acervo de colecionadores exigentes.

“Minha arte é panteísta, porque surgiu de meu amor pela natureza e do desejo de materializar impressões que ficaram gravadas no subconsciente, momentos de plenitude vividos em harmonia com árvores, pássaros e flores, céu, terra, água e raios de sol, lembranças que a pintura transforma em florestas encantadas e jardins luminosos” - inequívoca, professa a artista e, de fato, há em suas criações um quê de fantasmagórico, algo que transcende o real, como se sobre ele egrégoras pairassem, conjurando os primevos elementos à orquestração de sinfônica melodia, de que todos, humanos e animais e vegetais, participam e a que aspiram. Em cósmica procissão. E, em prosaica metáfora, pensei ter entrevisto Angélica ora despir e ora adornar a cíclica natureza, em suas andanças pelo ápeiron - seus movimentos e suas mudanças.

Convidada para expor seus trabalhos em outros países, através de algumas embaixadas diplomáticas sediadas em Brasília ou de galerias de arte do Rio e de São Paulo, a artista costuma apresentar, ao lado de suas pinturas, esculturas talhadas em concreto celular: “Por agregar novas possibilidades à questão da tridimensionalidade e ao mistério da obra de arte enquanto realização do imaginável, o concreto celular é a matéria prima ideal para a concretização de meus devaneios. Cortando, erodindo e lapidando, recrio novas formas, descobrindo minha própria natureza na fragilidade desse material.”



Alvorada 60x80 cm




O caminho / Técnica: Acrílica s/tela / Dimensões: 180x80cm




Brasileirinha Legal




Floresta Cinzenta 1 / Técnica: Acrílica / Dimensões: 100 x 100





Floresta Cinzenta 2 / Técnica: Acrílica / Dimensões: 100 x 100





Primavera / Técnica: Encáustica / Dimensões: 60 x 120





Serena / Encáustica s/ madeira / Dimensões: 80x120cm





Arvores / Técnica: Encáustica / Dimensões: 80 X 120





Hemera / Técnica: Encáustica / Dimensões: 120 x 80





Detalhe


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal