| Ana Amélia Metsavaht |

A mostra, intitulada Olhar Iluminado, traz 26 obras que exibem uma artista em busca da beleza em seu sentido mais profundo; que não se limita à estética, que investiga sentimentos provocados por ela.
As obras da exposição, com curadoria de Sabina de Libman, compreendem duas séries: “Cities” e “Enlighted”. Todas elas foram desenvolvidas a partir de técnica mista, com tinta acrílica e colagem sobre tela. “É a técnica com a qual mais me divirto”, explica Ana.
Em “Cities”, a artista interpreta de maneira pessoal os encantos visuais do Rio de Janeiro, cidade que Ana Amélia Metsavaht, de origem gaúcha, escolheu como nova residência após ter vivido durante anos na Europa. “Quando eu cheguei ao Rio de Janeiro, eu estava tão impressionada com a beleza de tudo... Eu conhecia o Rio, mas nunca tinha morado aqui", explica. “Tudo era lindo pra mim: o mar, o sol, as montanhas, o Museu de Arte Moderna, tudo”, prossegue. Nessa série se vêem as paisagens que inspiraram Ana. Estão nelas a praia de Ipanema, as comunidades da Cidade Maravilhosa, as árvores, as palmeiras, a lagoa, tudo a partir de seu olhar. E existe uma razão simples para essas imagens terem sido transpostas para suas telas: “Eu fiz para exaltar a beleza desse nosso Brasil”, conta.
Com a sensibilidade sempre aflorada, a criatividade sempre ativa e a necessidade inesgotável de produzir, a artista deu início a outra série em paralelo, chamada “Enlighted”. Essas obras trazem mais leveza, em contraste com a rigidez de “Cities”. Existem duas grandes inspirações para essa segunda série. Assim como a exuberância das formas do Rio de Janeiro provocou na artista o desejo de criar, outra beleza despertou-lhe o mesmo ímpeto, mas dessa vez imaterial, subjetiva e, acima de tudo, sensível. “Enlighted” capta a essência da beleza da bondade humana e da criação artística. “As pessoas boas, que fazem a vida ir para frente, são iluminadas", comenta.
Ana Amélia Metsavaht busca para seu trabalho a mesma delicadeza que busca com seu olhar. Essa leveza, que de fato pode ser sentida em suas obras, é, contudo, fruto de um trabalho duro: “Às vezes fico trabalhando em meu atelier e quando vejo já é meia noite”, diz a incansável artista. A exposição Olhar Iluminado é uma porta de entrada para o mundo que Ana procura expressar em seus trabalhos, um mundo de harmonia material e subjetiva, de beleza estética e pureza de alma.
Ana Amélia Metsavaht é nascida no Rio Grande do Sul, morou na França durante 12 anos e reside agora no Rio de Janeiro, inspiração de grande parte de seus trabalhos. Já expôs individualmente em Caxias do Sul, Porto Alegre e Rio de Janeiro e também na França e no Uruguai, além de já ter participado de mostras coletivas em diversas cidades do Rio Grande do Sul e da França e também em Londres.

Rio de Janeiro 2012


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 55 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal