| Alex Salim |

O fotógrafo mineiro selecionou 42 imagens para a exposição Arte Barroca e Rococó no Brasil. Com grande expressividade e qualidade técnica excepcional, as fotografias representam uma síntese da produção artística brasileira do ciclo barroco-rococó.
Organizada em temas, a exposição fotográfica mostra alguns dos mais significativos exemplares da arquitetura, azulejaria, imaginária, pintura e talha deste período, de vários estados, como Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. Além das fotografias, os temas contam com textos de apresentação, assinados por acadêmicos, especialistas em história da arte, trazendo, assim, informação precisa e relevante para os visitantes.
Para ampliar este passeio pela arte colonial brasileira, a exposição conta com uma projeção de mais de 300 fotografias sobre o tema, que são acompanhadas por música do período. Móveis e objetos da arte sacra barroca e rococó, todos do acervo do Museu Histórico Nacional, compõem também a exposição, dando ao ambiente uma harmoniosa integração entre o virtual e o real.
Salim destaca nesta exposição as preciosidades desta arte, uma síntese do que seria imperdível para conhecermos, o que há de mais importante em termos de monumentos do período barroco e rococó, como a mais bela imagem de um cristo alado (Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, Rio de Janeiro), uma das duas únicas imagens assinada por Aleijadinho (Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Sabará), a única cúpula em azulejo no Brasil (Convento de Santo Antonio, Recife). Muitos detalhes também são salientados por Salim e destacam, por exemplo, a delicadeza de anjos músicos (Igreja Matriz de Santo Antonio,Itaverava - MG), a força de um atlante (Igreja Conventual de São Francisco, Salvador).
Alguns artistas que constam na exposição: Antonio Francisco Lisboa, O Aleijadinho, Francisco Vieira Servas, Caetano da Costa Coelho, Manuel da Costa Ataíde, O Mestre Ataíde, Antonio Simões Ribeiro (Forro S F Salvador).
Num momento em a cidade do Rio de Janeiro, ao reunir uma série de eventos internacionais, passa a ter o papel de vitrine do país, cresce o número de turistas que freqüentam a cidade e seus monumentos, como o MHN. Grande parte vem com fome de cultura e busca por conhecimento de nossa arte; precisamos, então, estar prontos para orientá-los e, obviamente, enriquecer também nosso conhecimento sobre nosso maior patrimônio histórico.
Seu envolvimento com o Barroco e o Rococó vem coroar todo o esforço feito na trajetória de uma carreira promissora como fotógrafo. Grande parte das imagens apresentadas na exposição Arte Barroca e Rococó no Brasil, do MHN, está presente no livro fotográfico “Arte Barroca Brasileira”, publicado em 2010 e de autoria de Alex Salim.
Rio de Janeiro 2012


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal