| Adriana Montenegro |

Mais do que exibir obras, Adriana Montenegro revela aqui alguns recortes de sua trajetória: artevida, diálogos, entrelaçamentos, afetos e pensamentos. Entre as lúdicas pinturas de 2000 e a fase atual, a busca inquieta, a entrega, a disposição de correr riscos em busca do conhecimento.
A presente série faz parte de uma performance iniciada em 2007: a partir de um motivo da Renascença, a artista cria seu próprio repertório, apropria-se de imagem (o homem vitruviano) e, afirmativamente, renovadamente, gera obras sempre sobre o mesmo tema, considerando-se sua universalidade e atualidade.
Sabemos que pelo menos desde Stonehenge o círculo deixou de ser uma simples representação geométrica, e em Da Vinci o círculo e o quadrado têm um significado muito específico. Aqui seu uso está consoante esta trajetória artística (arquétipos, símbolos, mitos, etc. em sua inserção na contemporaneidade), que não é exibida como obra acabada, mas em processo.
Se na pintura de 1992, diminutos elementos se repetiam ad infinitum, agora, em certos trabalhos, há espécie de “imagem em abismo” – pegando emprestado da literatura o mise en abîme – e nisso há quem enxergue lentes, há quem pense em matemática, enfim, multiplicidade de leituras.

Rio de Janeiro 2007


Para adquirir obras de arte, basta enviar Email - será encaminhado ao próprio artista ou ao seu galerista/marchand.

Artista, Escritor e +: ASSINE o RIOART e mostre suas criações aos qualificados leitores do Jornal e da Newsletter/InformArt enviada p/ jornalistas, galeristas, marchands, colecionadores, arquitetos, decoradores, críticos, editores, livreiros, leitores, produtores culturais, aficionados e afins: Email + 21 2275-8563 + 9208-6225


©Alexandros Papadopoulos Evremidis = escritor crítico > Email
Retornar ao Portal